14/06/2023 16:00

Em clima de integração, abertura dos Jogos da Fenacef reúne cerca de 2 mil pessoas

JogosFenacef_abertura.23.2.jpg

A noite desta terça-feira (dia 13) teve clima de festa para atletas aposentados da Caixa Econômica Federal. Na cerimônia de abertura da 12ª edição dos Jogos da Fenacef, realizada no Centro de Convenções do Hotel Windsor Oceânico, no Rio de Janeiro, estiveram presentes 2.060, entre competidores e convidados, que integram delegações de associações de economiários de todo o país, filiadas à Federação.

Durante a solenidade, os participantes cantaram o Hino Nacional e conheceram a corujinha Arandu, mascote dos Jogos, que representa sabedoria, coragem e determinação. Também prestigiaram a apresentação de Betinho da Beija-Flor, que tocou Ave Maria no cavaquinho. Em seguida, houve o juramento dos atletas, que se comprometeram em ser leais às regras da competição e, para finalizar, foi acesa a tocha eletrônica, abrindo o evento.

O presidente da Fenacef, Edgard Lima, enalteceu a criação do evento, que teve sua primeira edição realizada em Curitiba, como resultado dos esforços do pessoal do Paraná, citando, entre os idealizadores, o presidente da APCEF-PR, Jesse Krieger. O dirigente também comemorou o recorde de público destes Jogos. “É a primeira vez que temos mais de 2 mil pessoas na competição. Esse é um grande legado que deixaremos para a Fenacef nos próximos anos”.

Anfitriã dos Jogos da Fenacef, a presidente da Associação de Aposentados e Pensionistas da Caixa Econômica Federal do Rio de Janeiro (Apacef-RJ), Vera Lúcia Faria de Moraes, agradeceu a presença dos envolvidos na realização do evento e destacou a importância do espírito esportivo dos atletas. “Os atletas venceram a pandemia, doenças e limitações físicas e driblaram as intempéries da vida para estar. É jogo, é esporte, é vida”, enfatizou Dra. Vera, como também é conhecida.

Paraná é o segundo mais numeroso

Nesta edição dos Jogos da Fenacef, 25 estados brasileiros e o Distrito Federal inscreveram seus atletas. Com uma delegação composta por 160 pessoas, o Paraná é o segundo estado com mais participantes, atrás apenas de São Paulo, com 225. O estado é representado pela Associação dos Economiários Aposentados do Paraná (AEA-PR), que levou 103 atletas para o Rio e vários deles são associados também da APCEF-PR.

“Os Jogos no Rio criaram uma grande expectativa por serem realizados onde ocorreram as Olimpíadas de 2016 no Brasil, o Parque Olímpico. Nossos atletas se prepararam para valer. Esperamos levar várias medalhas e nos divertir muito na cidade maravilhosa, não esquecendo do objetivo principal do evento, que é a confraternização e o trabalho pela melhoria da qualidade de vida dos aposentados da Caixa”, avaliou o presidente da AEA-PR, Valfrido de Oliveira.

Para o presidente da APCEF-PR, Jesse Krieger, que fez parte do grupo que criou os Jogos, a abertura do evento reafirmou o espírito de congraçamento e de incentivo à prática esportiva. “Os Jogos foram criados para promover integração e contribuir para a melhoria da saúde e do bem-estar dos aposentados”, enfatizou. Neste ano, Krieger integra a equipe de natação e busca, com colegas, ajudar o Paraná a repetir a conquista de 2022, quando foi campeão geral do evento.

As disputas, que acontecem até 19 de junho, contemplam vôlei, natação, futebol soçaite masculino, futebol soçaite masculino 65+, futsal masculino, tênis de quadra (simples e duplas), beach tênis (masculino e feminino), tênis de mesa simples (masculino e feminino), tênis de mesa em dupla (feminino, masculino e misto), sinuca, xadrez, canastra, truco, dominó, damas e corridas de rua (3, 5 e 10 quilômetros).

Em todas as modalidades há representantes paranaenses. As partidas e provas estão sendo realizadas no Parque Olímpico da Barra, Clube de Aeronáutica e Parque Aquático Júlio Delamare.

Confira a programação do evento:

-  14 a 18/06 – Premiações à tarde, na tenda Multiuso do Parque Olímpico.
 - 19/06 – Cerimônia de encerramento, celebração e premiação: 10h às 17 horas, na Arena 2 do Parque Olímpico.

 

Compartilhe