20/03/2023 19:26

Em conexão com a natureza, 1ª caminhada do ano leva associados ao Paraíso

Caminhada_ParaisoTrutas_pos23.1.2.jpg

Árvores formando arcos durante o caminho, barulhinho de água das nascentes, ajuda mútua entre colegas e desafios para chegar a pontos turísticos. Assim foi a primeira caminhada do ano do grupo ApéCEF, realizada no Paraíso das Trutas, uma reserva com Mata Atlântica preservada, que fica em Piraquara, perto de Curitiba.  

Lá a maioria dos 49 participantes percorreu 5 quilômetros, no sábado (dia 18), e, depois, ficaram livres para se aventurar por algumas atrações, como o Mirante do Alto da Serra e as Nascentes do Iguaçu. Para quem gosta de caminhada ou quis retomar a atividade, o lugar foi um motivo a mais para tornar o momento memorável.

"Gostamos de caminhar, e com um cenário formado por Mata Atlâtica, natureza, fica melhor ainda. Além do exercício físico, um evento assim relaxa, possibilita novas amizades e traz um benefício psicológico muito grande", avaliou Claudio Trezub, de 72 anos, que estava com a esposa Sônia, em sua terceira participação no grupo. Mesmo podendo afundar o pé na lama, ele foi até as nascentes e vislumbrou como começa a foz, que abastece a capital.

Caminhada_ParaisoTrutas_Claudio.23.2.jpg

Quem também aceitou o desafio de ver como nasce o Rio Iguaçu foram as amigas Elanilde do Nascimento Araújo e Ana Alice Collares, estreantes no grupo. Empregada da agência Sanepar da Caixa, Elanilde contou que pisou em poças, sujou o tênis, mas valeu a pena. "Esse contato com a natureza renova as energias e dar uma desalecerada no nosso ritmo agitado sempre é muito bom", comentou a associada.

Para Ana Alice, que trabalha na agência Rua das Flores, a opção da caminhada a incentivou a sair do sofá no final de semana, sem ficar aguardando até segunda-feira para a retomada dos exercícios habituais. Como nova no grupo, a atividade também a fez chegar a uma conclusão: "Percebi que tenho de caminhar mais, pois me surpreendi com o condicionamento do pessoal". Segundo a empregada da Caixa, o Paraíso das Trutas é um lugar muito gostoso, no meio do mato, faltando apenas o mar para ser perfeito.

Outra atração da caminhada foi subir o Morro Pelado, com 1513 metros, que leva ao Mirante, por uma trilha de aclives acentuados. Lucy Suemitsu, que já percorreu o Monte Roraima, disse que a subida até não foi tão difícil, mas confessa que a descida precisou de uma dose maior de cuidado, considerando o chão úmido e escorregadio. "Gosto desse tipo de atividade e rever os colegas, depois da pandemia, é ótimo", contou a aposentada, que diz estar retomando as práticas esportivas, depois de quatro meses afastada, devido a um problema de saúde.

Caminhada_ParaisoTrutas_Lucy.23.jpg

Na opinião de Marcia Yamagui, novata no ApéCEF, o encontro com as amigas, boas risadas, aliado ao contato com a natureza, fez da caminhada um sucesso. Edson Luiz Guariza, acompanhado da mãe Maria da Luz e da tia Maria Isabel, acrescenta ainda, como benefício, a possibilidade de participação de pessoas de várias idades no evento. "É uma forma de conhecer pessoas e um lugar com lazer, sendo muito agregador para mim e minha mãe, que caminhou um pouco e pode se distrair no Paraíso".

Um almoço, recheado por trutas assadas e ao molho e outras delícias, encerrou a programação. Quem quis levar uma bela lembrança do restaurante, pôde tirar fotos com fundo composto por tanque de peixes e fonte dos desejos.

Quem quer repetir a experiência ou não pode participar desta edição, a equipe da área Sociocultural avisa que a próxima caminhada será em maio. O local e a data serão oportunamente informados.

Conheça o álbum de fotos do evento (acesse aqui)

Compartilhe