16/02/2023 20:01

Espaço Ampliar promoverá Curso de Libras na sede de Curitiba

CursoLibras_ProjetoAmpliar.23.3.2.jpg

Para a integração em sociedade de alunos surdos com professores e demais alunos, o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) é fundamental. Com esse contexto, o Espaço Ampliar, em parceria com a APCEF-PR, lança um curso de Libras em quatro módulos, que buscam incentivar a compreensão e o uso da língua no ambiente escolar. As atividades estão previstas para iniciar no dia 3 de março, na sede social da associação.

O curso é dividido em níveis Básico 1, Básico 2, Intermediário e Avançado, com um módulo desenvolvido por semestre. Os alunos serão distribuídos nas turmas, conforme o nível de conhecimento da língua. A idade mínima para participar é seis anos, pois estar alfabetizado é requisito básico.

Para quem começar com o nível básico, o primeiro desafio será o de aprender todos os sinais do alfabeto, para então começar a fazer algumas frases prontas de conversação. Ao final do curso, cada aluno terá um sinal que o caracterize.

Por que aprender Libras?

A partir de estudos realizados sobre o tema, os profissionais do Espaço Ampliar concluíram que a inclusão de surdos no ensino regular carece de metodologias que realmente os conectem com educadores e alunos não-surdos. Isso quer dizer que a escola, assim como a sociedade em geral, precisa se preparar melhor para conviver com pessoas surdas.

Dessa forma, o curso serve não apenas para ensinar uma língua de sinais, mas também para promover uma comunicação mais inclusiva, como explica a diretora pedagógica do Espaço Ampliar, Jeniffer Carneiro Miara. “Queremos alcançar o maior número de pessoas que possam ter conhecimento de libras, assim estaremos aptos a conviver de maneira autônoma com qualquer cidadão. Os alunos podem esperar uma aula dinâmica e cheia de conhecimento”, completa.

O valor do curso é R$ 260 por mês, além de R$ 100,00 da taxa de matrícula, que dá direito a apostila por módulo. As inscrições estão abertas e devem ser feitas pelo celular (41) 99933-9503.

 

Compartilhe