13/03/2023 09:04

Grupo de associadas que jogam vôlei levantam a bola de ações solidárias

VivaVolei_historia.23.1.2.jpg

A quadra do ginásio da sede de Curitiba foi o marco da história de um grupo de associadas, que começou em março de 2019, nos encontros do vôlei recreação. No início, elas queriam praticar apenas a modalidade. Mas logo perceberam que seus objetivos iam além da competição e criaram o Viva Vôlei, time que tem como principal propósito a celebração da vida e da solidariedade. 

A jogadora Geandre Carloto, que colabora na administração da equipe, ressalta que o Viva Vôlei é um grupo não só dentro da quadra, mas fora também, com 20 integrantes, de 15 a 64 anos. “Somos um time que ama o voleibol, que se une para várias causas, seja para ajudar umas às outras ou abraçar ao próximo. Somos uma família que celebra a vida”, resume.

Na prática, a equipe participa de diversas competições externas e internas, nas quais nessas últimas incluíram o cunho social e de conscientização. Exemplo desse engajamento foi a organização do Torneio Outubro Rosa na sede da APCEF-PR, em 2021, quando convidaram uma associada que tinha acabado de fazer tratamento de câncer de mama, para contar seu testemunho de cura e alertar às mulheres sobre esse tema.

VivaVolei_OutubroRosa.23.jpg

Outras datas comemorativas, como o Dia da Mulher e das Mães, também são temas de torneios. No ano passado, em um ginásio lotado de famílias, o Viva Vôlei realizou evento em homenagem às mães. Nesse dia, cada atleta trouxe um litro de leite para encaminhar à Obra Social Santo Aníbal (Ossa), instituição “apadrinhada” pela associação em projetos e ações solidárias. Este ano, por iniciativa do grupo, a Obra Social também recebeu material escolar e mochilas em bom estado, para doar às crianças sob sua responsabilidade.

VivaVolei_Mochilasolidaria.23.2.jpg

Inspiração para calendário

Segundo Geandre, esses eventos são abertos a todas associadas que desejam participar e ocorrem em parceria com o Departamento de Esportes da APCEF-PR. Este ano o Viva Vôlei comemorou uma grande conquista: a inclusão de competições, no mesmo formato de suas disputas, no calendário anual da associação. A primeira experiência ocorreu com o Torneio do Dia da Mulher, em que teve medalhas e arrecadação de leite para a Ossa. “Somos precursoras desses eventos e é uma alegria para nós”, avalia a jogadora.

Mas não é só no campo social que o time marca ponto. As jogadoras do Viva Vôlei colecionam medalhas e troféus em competições disputadas na categoria Iniciante. Entre as conquistas, está o primeiro lugar no Torneio de Voleibol Feminino Imbróglio – AABB, em 2021, e no Quadrangular da APCEF-PR, no ano passado, e o 3º lugar no Campeonato de Curitiba e Região Metropolitana da modalidade (CCMRV) 2022.

“Elas começaram a jogar com a turma da recreação e fui o responsável por estimulá-las a praticar a modalidade. Não demorou muito e decidiram se aventurar em alguns torneios fora da associação. O Viva Vôlei foi crescendo, recebeu bastante apoio da APCEF-PR e parceiros, e hoje mobiliza todos os praticantes da modalidade em eventos, como Dia da Mulher e Outubro Rosa, antes mesmo de ter ocorrido a oficialização das atividades da entidade. Então tudo começou com a ideia delas, em que ajudei na organização e deu certo”, conta o técnico Raul Pagliace.

Para este ano, o grupo participará de pelo menos quatro torneios. O primeiro deles é o CCMRV, com etapas a partir deste mês de março e término em dezembro. O Viva Vôlei também não para com as ações solidárias – a próxima terá como tema a Páscoa.

Compartilhe