24/05/2022 18:19

Jogos da Fenae: atletas intensificam treinos e se confraternizam com almoço

Conteudo_noticia.jpg

A preparação de atletas da APCEF-PR para os Jogos da Fenae 2022 é intensa. Com a proximidade da competição, equipes de basquete, futsal, vôlei, futebol soçaite e tênis se reuniram no final de semana (21 e 22 de maio), para uma série de treinos e jogos preparatórios, envolvendo o pessoal da capital e do interior do Paraná. No sábado, ocorreu ainda um almoço de confraternização entre os escalados para representar o Paraná na primeira fase dos Jogos, agendados para o período de 16 a 19 de junho, em Brasília.

O evento foi uma demonstração de que a delegação paranaense vai para o Distrito Federal com uma meta bem definida, como parte de um projeto esportivo, segundo o diretor de Esportes da APCEF-PR, Thiago Mendes, que também é jogador de futsal e soçaite. “Com menos de 30 dias para os Jogos, nosso objetivo é mostrar que vamos brigar para sermos campeões, por isso, selecionamos os melhores”. Segundo o diretor, para conseguir bons resultados, a união entre os atletas, tanto dentro quanto fora das quadras e dos campos, será fundamental.

Futebol2.jpg

Entre as modalidades de destaque, está o futsal feminino. Com um projeto iniciado em 2014, o time da associação quer repetir a conquista do ouro obtida na última edição do evento. Luana Souza, a nova jogadora da equipe, está empolgada com as chances de colaborar para o bicampeonato. “Estou adorando jogar com as meninas, pois a equipe é muito comprometida, assim como a comissão técnica e todos os envolvidos. Somos fortes”, conta.

A capitã do time, Juliana Nardino, ressalta que a chegada da técnica Luiza Montingelli ao comando, em 2016, contribuiu para melhor organização do grupo e os resultados alcançados até hoje. Esse conhecimento técnico, aliado à dedicação das atletas, é o caminho para buscar mais um título, segundo a capitã. “Somos as campeãs. A pressão é grande, mas nós temos treinado muito e tenho certeza de que vamos conquistar o nosso objetivo”.

Orienta_futsal.jpg

Para conciliar trabalho, família e preparação para os Jogos da Fenae, é preciso esforço e organização dos atletas. Exemplo desse empenho é o do casal João Mateus Muller e Melaine Yasumoto, que vai participar da competição no vôlei (ele no masculino e ela, no feminino) e levar as filhas, Zara, de 11 meses, e July, de quatro, que foi mascote da edição de 2018. “Quando eu jogo, ele fica com as meninas; quando ele joga, é a minha vez de ficar com elas”, afirma Melaine. Para João Mateus, o vôlei se tornou uma oportunidade de já integrar as pequenas na rotina dos treinos: “Elas vêm com a gente na APCEF-PR e encontram as amiguinhas, filhas de outros jogadores”.

Casal_volei.jpg

Testemunha da história

Os paranaenses já foram campeões gerais, em Curitiba, e por várias anos mantém-se entre os primeiros colocados da tabela, como a de 2014, quando foram vice-campeões entre as associações concorrentes. Essa trajetória foi escrita por nomes, como Eloi da Silva, atleta de vôlei que já participou de pelo menos dez Jogos. “Estive presente na época que o Paraná foi campeão e agora estamos nos preparando para buscar mais um título. Nesse tempo como competidor, destaco a importância da integração com atletas de outros estados, mas também de nós aqui da capital com o pessoal do interior”.

O presidente da APCEF-PR, Jesse Krieger, observou, durante o almoço, que o objetivo da delegação paranaense nos Jogos da Fenae é o topo do ranking geral do evento. “Pela primeira vez, estamos reunindo antecipadamente nossos atletas. Temos oferecido estrutura, materiais e investido nessa preparação e vocês estão dando a contrapartida. Sabemos que, para quem é atleta, não é fácil conciliar treino e outras atividades. Mas é importante lembrar que jogo é jogo, lazer é lazer, e nós vamos lá para ganhar!”, afirma o presidente.

Jesse_almoco.jpg

Quem quis rever momentos do Paraná no evento, no sábado, pôde apreciar uma exposição de fotos e camisetas no espaço gourmet, enquanto retiravam seu uniforme.

 

 

 

Compartilhe