10/03/2023 16:59

No jantar do Dia da Mulher e de aniversário da APCEF-PR, destaque para a presença feminina na entidade

JantarAPCEF_brinde.23.2.jpg

Com bela decoração, boa comida e música ao vivo, o jantar do Dia da Mulher e dos 88 anos de fundação da APCEF-PR foi marcado pelo clima de festa e homenagens. As datas, que são comemoradas no mesmo dia (8 de março), também serviram para reafirmar o papel da entidade na defesa dos empregados da Caixa e a importância das mulheres nessa trajetória, com foco na contribuição à melhoria da qualidade de vida dos associados.

O jantar, realizado no restaurante da sede social, reuniu cerca de 140 pessoas. Entre os convidados, estavam Antônio Luiz Firmino, presidente do Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e Região, Anderson Silva, presidente da Associação dos Gestores da Caixa no Paraná (Agecef-PR), Valfrido Oliveira, presidente da Associação dos Economiários Aposentados do Paraná (AEA-PR); Paula Eckhardt, representante da Projeção Corretora de Seguros, além de associados, colaboradores e diretores da associação.

Durante o jantar, o cantor Willian animou os associados com sucessos nacionais e internacionais. O momento de maior emoção, no entanto, foi a exibição de um vídeo em homenagem às mulheres, com texto de Gilsomar Côrrea, ganhador do Paraná na modalidade Conto do Talentos Fenae/Apcef, e edição de Rafael Cavalcante, supervisor de Comunicação da entidade. Ao final, as convidadas receberam uma delicada nécessaire e fizeram pose para a foto.

NiverAPCEF_fotomulherada.23.2.jpg

O evento também homenageou os representantes paranaenses que participaram do Talentos, entregando uma caneca. No concurso de 2022, além de Gilsomar, três artistas associados ganharam troféu, rendendo o melhor desempenho à associação entre as edições realizadas. Para completar a noite, recheada por um cardápio especial, o momento do Parabéns à APCEF-PR teve bolo de aniversário personalizado e brinde com espumante.

O presidente da entidade, Jesse Krieger, aproveitou a dupla celebração para destacar a importância das mulheres na trajetória da entidade, que hoje são maioria no quadro de colaboradores. “Quero homenagear todas as mulheres, principalmente nossas queridas colaboradoras, porque elas realizam um trabalho maravilhoso. Talvez seja esse o sucesso de tantas gestões”, ressaltou o presidente, lembrando que o evento foi realizado pela área Sociocultural.

Jesse Krieger também reafirmou os principais compromissos institucionais, entre eles a defesa da Caixa e dos direitos dos seus empregados, da Funcef, do Saúde Caixa, da boa gestão do patrimônio e, principalmente, da busca pelo fortalecimento da qualidade de vida do associado. “A APCEF-PR sempre foi muito bem dirigida por líderes, diretores e conselheiros, mas o principal motivo de sua existência é o número imenso de associados, que fazem com que esse espaço seja uma extensão dos nossos lares”, observou o dirigente, que celebrou as datas com a maioria dos integrantes da Diretoria Executiva.

NiverAPCEF_diretoria.23.jpg

Minha segunda família
Seja em festividades, academia, nas aulas de dança, no futebol, nos bailes ou em qualquer outro evento da entidade, os associados estão constantemente convivendo e criando laços. Silvana Cavalheiro Miranda é exemplo dessa interação. Associada desde 1999, ela veio ao jantar com sua mãe, Hilda, e sua irmã, Jaqueline, e outros parentes, que também frequentam a associação.

Para ela, a APCEF-PR é o lugar onde fez muitos amigos e guarda bons momentos em sua memória. “Na associação a gente encontra todo mundo e isso não tem preço. Fiquei até emocionada com o vídeo de homenagem às mulheres, porque lembrei de tudo o que vivi neste lugar. A associação é como se fosse minha segunda família”, completa. Atualmente, a entidade congrega cerca 16,7 mil associados, entre titulares e dependentes.

NiverAPCEF_SociaSilvana.23.jpg

Elas na área profissional
Se a representatividade feminina na Caixa está melhor do que em décadas anteriores, ainda há espaços a serem conquistados. Segundo dados de 2021, cerca de 44% dos cargos efetivos do banco são ocupados por mulheres.

Para Silvana Pabis, diretora de Relações do Trabalho da associação, é preciso lembrar do pioneirismo das empregadas que, lá atrás, batalharam por mais espaços. “Hoje, temos como exemplo a presidente da Caixa, que é uma mulher. Assim como ela, nós precisamos reconhecer o trabalho de quem abriu os caminhos, para que pudéssemos seguir. Mas claro, sempre entendendo que ainda há muitos desafios pela frente”, ressalta.

Na APCEF-PR, a situação está mais avançada. Dos 142 colaboradores, 73 são mulheres, entre as quais algumas ocupam cargos de supervisão e gerência.  Na opinião de Silvana Pabis, a criatividade feminina é um dos segredos para o bom funcionamento da entidade. “É preciso exaltar a dedicação das mulheres que trabalham na associação. Elas trazem luz e ideias novas para as atividades. Esse olhar atento a detalhes é algo que reflete na rotina”, explica.

NiverAPCEF_colaboradoras.23.jpg

88 anos de constante evolução
A história da APCEF-PR começou com uma sala emprestada pela Caixa, em 8 de março de 1935. Naquela época, um grupo de colegas decidiu criar a associação, que tinha a função principal de auxiliar os empregados do banco que passavam por dificuldades financeiras. Aos poucos, a entidade expandiu suas atividades até que, na década de 1970, construiu a sede social em Curitiba.

Hoje ela oferece sedes localizadas em quase todo o Paraná. Além da capital, a associação está presente em Caiobá, Porto Rico, Alvorada do Sul e em 19 cidades do interior, por meio das coordenações regionais. Nessa estrutura, os associados podem aproveitar ampla programação esportiva, sociocultural e de lazer.

Confira o álbum completo de fotos do jantar (Acesse aqui)

Compartilhe