02/10/2023 13:06

Outubro Rosa é tema de torneio de vôlei e jogos de tênis femininos

OutubroRosa_Volei_tenis.23.2.2.jpg

Outubro chegou e a cor rosa se torna protagonista em diversos ocasiões e lugares. Para conscientizar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, o Setor de Esportes preparou uma programação especial para as associadas.

No dia 21 deste mês haverá torneio de vôlei e, no dia 28, jogos de tênis de campo femininos, na sede de Curitiba. As inscrições das atividades, que têm como temática o Outubro Rosa, estão abertas. A ideia é que as mulheres reforcem os cuidados com a saúde, optando por uma das melhores medidas para esse fim: a atividade física.

Quem pode participar e como

O torneio de vôlei é destinado a associadas com idade a partir de 16 anos e as equipes serão montadas na hora do evento por meio de sorteio, proporcionando maior interação entre as participantes. Para garantir energia às atletas, será disponibilizada uma mesa repleta de frutas

As interessadas podem se inscrever até o dia 19 de outubro, por meio de link (Clique aqui). Não é cobrada taxa, mas é solicitada a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado à Obra Social Santo Aníbal (Ossa).

No tênis de campo, o evento promete uma programação especial, incluindo dinâmicas em grupo nas quadras e jogos de duplas e simples. Não haverá troféus, mas serão entregues às participantes lembranças e brindes para celebrar a participação. Assim como no vôlei, haverá uma mesa de frutas, proporcionando energia e vitalidade para as jogadoras.

A atividade está aberta a associadas dependentes a partir de 10 anos. A taxa de inscrição é a mesma do torneio de vôlei: um quilo de alimento não perecível, que também será encaminhado à Ossa. Inscreva-se por meio de link (Acesse aqui) e garanta a sua vaga.

A regra para as duas programações é clara: as participantes devem vir com camisa rosa, como apoio à causa.

Prevenção é a melhor jogada

O câncer de mama é uma das formas mais comuns da doença entre as mulheres em todo o mundo. Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), para o ano de 2022, eram esperados 73.610 novos casos no Brasil.

O câncer frequentemente apresenta alguns sinais e sintomas específicos. O mais comum deles é a presença de nódulos ou caroços, que muitas vezes podem ser identificados pela própria mulher, fazendo o autoexame. O diagnóstico precoce da doença permite que os tratamentos sejam menos invasivos e aumenta significativamente as chances de cura.

A prevenção, no entanto, ainda é a melhor jogada no combate ao câncer de mama. Além da realização do autoexame e de mamografias regularmente, a prática de exercícios físicos está entre os fatores aliados no cuidado prévio. Ter uma alimentação mais saudável e evitar a ingestão de bebidas alcóolicas também estão entre os hábitos preventivos.

Confira a programação das atividades esportivas:

Torneio de Vôlei
Data: 21/10 (sábado)
Horário: 11h30 às 18h
Data de inscrição: 2 a 19/10

Jogos de tênis
Data: 28/10 (sábado)
Horário: 8h às 13h
Data de inscrição: 2 a 25/10

Compartilhe