24/04/2023 17:14

Paraná comemora grandes resultados nos Jogos do Sul

Premia_JogosdoSul.23.2.1.jpg

Três dias de disputas, garra e muita integração, em meio aos atrativos da praia de Jurerê, em Florianópolis (SC). Assim foram os Jogos do Sul 2023, que reuniram, no feriadão de Tiradentes (21 a 23 de abril), atletas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. De lá, além de lembranças do belo lugar, a APCEF-PR trouxe na mala o resultado de um desempenho expressivo: 46 medalhas, entre elas 28 de ouro e 18 de prata.

A delegação paranaense foi representada por 110 integrantes, entre atletas e diretores. Em quase todas modalidades disputadas, os atletas paranaenses subiram ao pódio. O destaque foi a performance do pessoal da natação, atletismo, corrida rústica, futebol soçaite, futsal masculino e tênis de mesa. Mas também se empenharam nas partidas e ganharam medalhas atletas do tênis de campo, futsal feminino, sinuca e damas.  

O presidente da APCEF-PR, Jesse Krieger, ressalta a capacidade de organização e a competitividade da delegação paranaense. “Demonstramos, mais uma vez, nossa organização. Com muita garra, empenho e dedicação, obtivemos resultados excelentes, considerando o grande equlíbrio entre as três delegações participantes”, afirma. Para o diretor de Esportes da associação, Thiago Mendes, a essa disputa, soma-se um fator importante: a integração entre os atletas. “Agradecemos muito o modo como a APCEF-SC nos recebeu. É incrível celebrar uma convivência que é a essência do evento”, completa.

Mais do que a competição, a proposta dos Jogos Regionais é reunir colegas da Caixa de vários lugares em um momento de confraternização, observa o presidente da APCEF anfitriã, Marcelo Boeing. “Organizamos tudo com muito amor, pois gostamos do que fazemos. Para nós, o que vale mais é poder encontrar os nossos amigos do Paraná e do Rio Grande do Sul”. O presidente da APCEF-RS, Marcos Todt, acrescenta que o bem comum se constrói em várias frentes e o esporte é uma delas.

Para o vice-presidente da Fenae, Marcos Aurélio Saraiva, o espírito de confraternização só reforça os laços entre a entidade e as associações da Caixa e anunciou uma nova competição em Florianópolis: O Fenae +, um evento esportivo voltado a atletas com idade a partir de 55 anos. Na visão do diretor da Funcef, Jair Pedro Ferreira, eventos como os Jogos do Sul trazem mais qualidade de vida e reflexos lá na frente. “Quanto mais esporte, melhor será a nossa trajetória na Caixa e a nossa aposentadoria no futuro”, ressalta.

De torcedora a medalhista

Keila Barros, campeã da corrida rústica nos 10 quilômetros na categoria 41 a 50 anos feminina, é um grande exemplo de como o clima de integração é contagiante. Até pouco tempo atrás, ela estava apenas na torcida pelos colegas, especialmente na última edição dos Jogos da Fenae, realizados em Curitiba no ano passado. “Gostei do ambiente de competição e tive vontade de participar. Já era corredora desde 2012, mas acabei parando por um tempo e só voltei a correr em novembro do ano passado. Agora quero participar de todas as competições”, conta.

O desempenho de Keila é o retrato da performance paranaense na corrida rústica, que teve a conquista de nove medalhas, com seis ouros e três pratas. Segundo Herivelto Martins, campeão geral dos 5 quilômetros e da categoria 51+ masculino, o balanço do desempenho da equipe permite boas perspectivas. “Tivemos atletas que estão começando e outros voltando a correr, por isso, querem competir mais. Esse resultado nos motiva a buscar novos atletas e maiores conquistas”.

Premia_JogosdoSul_corrida.23.2.jpg

Além de Keila e Herivelto, outros atletas da corrida voltaram para o Paraná com medalhas. Nos 5 quilômetros, Dayse Juliani (cat. 51+ feminino) e Rômulo Carneiro (categ. 31 a 40 anos masculino) foram campeões, enquanto Mariluz dos Santos (cat. 41 a 50 feminino) e Daniel Sotto Maior (cat. 41 a 50 anos masculino) levaram a medalha de prata. Nos 10 quilômetros, Tamae Nagata (cat. 51+ feminino) e Daniel Schroder (cat. 41 a 50 masculino) ganharam ouro, enquanto José Antenor de Almeida (cat. 51+ masculino) ficou com a prata.

Estreante e campeão

O futebol soçaite do Paraná reinou nos Jogos do Sul, conquistando as duas finais disputadas. Na categoria livre, os paranaenes contaram com um estreante de muita categoria para vencer os catarinenses por 3 a 0: André Amaral Nottar. O goleiro, que já jogou futebol profissional e atualmente participa de ligas amadoras da região de Curitiba, associou-se recentemente em razão do evento, motivado por colegas. Sua estreia, porém, não se resumiu ao campo.

Premia_JogosdoSul_socaite.23.2.jpg

Na equipe de futsal masculino, ele precisou substituir o goleiro Rogério Wilens, que se machucou, na final contra os gaúchos, e o Paraná foi campeão com uma vitória por 2 a 0. “Eles precisaram de mim e consegui ajudar. Os Jogos são uma campetição de bom nível técnico. Fiquei motivado a continuar jogando pela APCEF-PR e a se integrar mais com os colegas da Caixa. Agora quero conhecer o nível nacional, nos Jogos da Fenae”, destacou.

O Paraná ainda teve outras duas medalhas com a bola rolando. No futebol soçaite master, um gol quase no último minuto de jogo consagrou os paranaenses na final contra a equipe gaúcha, confirmando a vitória por 1 a 0 e a conquista do título. No futsal feminino, as meninas perderam para Santa Catarina por 3 a 2 e ficaram com a medalha de prata.

Confira o álbum de fotos da participação da APCEF-PR no evento (Acesse aqui)

Saiba como foi o resultado da performance dos atletas paranaenses nos Jogos do Sul:

Natação

Feminino

 

 

 

- 50 m borboleta absoluto
1º lugar – Mariana de Castro Silva

- 50 m livre absoluto
1º lugar – Mariana de Castro Silva

- 50 m peito absoluto
1º lugar – Mariana de Castro Silva

- 50 m costas absoluto
1º lugar – Janaína Meneguetti

- 50 m borboleta master
1º lugar – Janaína Meneghetti

- 50 m costas master
2º lugar – Elisiane Mara Brito

- 50 m peito master
2º lugar – Tereza Harue Fugivala

- Revezamento 4 x 50 m livre
1º lugar – Mariana de Castro Silva, Janaína Meneghetti, Elisiane Mara Brito e Tereza Harue Fugivala

- Revezamento 4 x 50m medley
1º lugar – Mariana de Castro Silva, Janaína Meneghetti, Elisiane Mara Brito e Tereza Harue Fugivala

Masculino

- 50 m livre master
1º lugar – Eduardo Caldeira Baduy

- 50 m costas master
1º lugar – Eduardo Caldeira Baduy

- 50 m peito master
1º lugar – Daniel Thomé Schroder

- 50 m borboleta master
2º lugar - Daniel Thomé Schroder

- 50 m peito absoluto
2º lugar - Felipe Dias da Silva

- Revezamento 4 x 50m livre - Eduardo Baduy, Daniel Schroder, Felipe Dias da Silva e Tiago Clementin de Andrade

- Revezamento 4 x 50m medley - Eduardo Baduy, Daniel Schroder, Felipe Dias da Silva e Tiago Clementin de Andrade

Corrida rústica

5 Km

Cat. 31 a 40 anos masculino
1º lugar - Rômulo Giovanelli Carneiro

Cat. 41 a 50 anos feminino
2º lugar - Mariluz Inglat dos Santos

Cat. 41 a 50 anos masculino
2º lugar - Daniel Sotto Maior

Cat. 51+ masculino
1º lugar - Herivelto Cezar Martins

Cat, 51+ feminino
1º lugar - Dayse Juliani

10 km

Cat. 41 a 50 anos feminino
1º lugar - Keila Barros

Cat. 41 a 50 anos masculino
1º lugar - Daniel Schroder

Cat. 51+ feminino
1º lugar - Tamae Nagata

Cat. 51+ masculino
2º lugar - José Antenor de Almeida

Atletismo

- 100 m rasos
1º lugar - Miriam Uguma

- 200 m rasos
2º lugar - Miriam Uguma

- Revezamento 4 × 100 m feminino
1º lugar - Miriam Uguma, Liane Margarete de Rosso, Luana Santos e Dayse Juliani

- Salto em distância
1º lugar - Liane Margarete de Rosso

- 400 m rasos
1º lugar - Rômulo Giovanelli Carneiro

-1.500 m
2º lugar - Daniel Sotto Maior

Modalidades coletivas

- Futebol soçaite livre: 1º lugar
- Futebol soaçite master: 1º lugar
- Futsal masculino: 1º lugar
- Futsal feminino: 2º lugar
- Vôlei masculino: 2º lugar

- Vôlei de areia masculino
2º lugar - Anderson Dias Cunha e Élcio Silva

- Vôlei de areia feminino
2º lugar - Candice Fernandes e Daniele Pizaia

- Tênis de campo feminino individual
1º lugar - Isabele Lima Alves

- Tênis de campo masculino individual
2º lugar - José Ricardo Cunha

- Tênis de campo de duplas feminino
2º lugar - Isabele Lima Alves e Tamae Nagata

- Tênis de Campo masculino de duplas
2º lugar - José Ricardo Cunha e Rodney Rocha Faria

- Tênis de mesa masculino
1º lugar – Olides Millezi Júnior

- Tênis de mesa de duplas mistas
1º lugar – Olides Millezi Júnior e Célia Silvestre

- Sinuca
2º lugar - Marcelo Adauri Coelho

- Damas
2º lugar – João Carlos Job

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe