09/04/2024 21:42

Paranaenses falam sobre as reflexões obtidas no Inspira Fenae para um mundo melhor

InspiraFenae_resultado_grupoPR.24.2.jpg

Um grupo de associados e dirigentes da APCEF-PR participou, nesta sexta-feira e sábado (5 e 6 de abril), do Inspira Fenae 2024, realizado em Brasília (DF). O evento, que propôs pensar um mundo melhor, reuniu palestrantes e empregados Caixa de todo o país. Para todos, ficou uma reflexão: o que se pode fazer para que o planeta seja mais sustentável e menos desigual?


Neste ano, o Inspira Fenae trouxe especialistas para debater assuntos como sustentabilidade, inclusão social, equidade de gênero e outros temas que questionam como será a Caixa, o Brasil e o mundo do presente e do futuro. Entre os convidados, estavam o intelectual Leandro Karnal, o ator Paulo Betti, o ativista dos povos indígens e novo membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), Aílton Krenak.


O presidente da APCEF-PR, Jesse Krieger, ressalta o acerto na escolha do tema, pois ele trata de uma ideia que já está se espalhando entre os empregados da Caixa. “O tema deste Inspira foi muito interessante, considerando que no banco já exercemos este papel de trabalhar para um mundo melhor”, afirma.


Na visão do diretor das Sedes Balneária e Pesqueira da APCEF-PR, Reinaldo Horácio, um momento marcante do Insoira foi o depoimento de Samara El Husny, empregada da Caixa no Pará que trabalhou em uma agência-barco da Ilha de Marajó. “Histórias como a dela mostram que o Inspira foi um evento para conhecer outras realidades do nosso país, assim como de confraternizar com colegas de diversos lugares. Ficou um gostinho de quero mais”, ressalta.

Para o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, o sucesso do Inspira Fenae se deve ao alto nível dos palestrantes, pela qualidade dos temas abordados e pelo comprometimento dos empregados da Caixa na construção de um mundo melhor. Ele destacou que atuar em coletividade e com união são essenciais para a construção de um mundo mais justo e igualitário.

InspiraFenae_resultado_grupoPR.24.3.2.jpg


Atitudes para fazer do mundo um lugar melhor


A ideia de um mundo mais sustentável e menos desigual é algo que deve ser posto em prática todos os dias. O coordenador da Regional Maringá da associação, Laerte Albuquerque, esteve presente no evento e conta que algumas atitudes já são tomadas. “Muito do que foi conversado no Inspira nós já fazemos nas agências, como a redução de plástico e papel”.


No entanto, o coordenador acredita que muito mais pode ser feito, especialmente em termos de desigualdade e equidade de gênero. “Na APCEF-PR, vejo que é preciso aumentar ainda mais a participação das mulheres. Aqui na nossa regional, além de pensar nessa questão, queremos começar a fazer mais trabalhos sociais, ajudando algumas entidades”, revela.


Um mundo melhor, no entanto, passa também por enfrentar dois problemas essenciais da atualidade: a discriminação e o preconceito. Para a associada Michelle Schenkel, gerente geral da agência Colombo, que também participou do Inspira Fenae, tratar as pessoas de uma forma mais igualitária é algo que deve ser feito todos os dias. “Ainda existe um desrespeito infiltrado nas relações, que aparece em pequenas atitudes. Acredito que podemos reduzir preconceitos no dia a dia, na nossa rotina”, observa.

Compartilhe