11/08/2023 09:12

Projeto da APCEF-PR entrega mais uma doação de alimentos à Obra Social

Entregadoacao_projetomudas_agosto.23.2.jpg

A Obra Social Santo Aníbal (Ossa), que atende crianças e adolescentes em situação de risco, recebeu mais uma doação de alimentos, como parte do projeto viveiro de mudas da APCEF-PR. Esta semana a entidade entregou 38 quilos de produtos, entre feijão, arroz, leite em caixa, farinha de trigo e outros.

Com essa doação, o projeto soma 1,1 tonelada de alimentos, do dia 22 de setembro de 2022, quando iniciou o segundo ano da atividade, até esta semana do mês de agosto. Durante quase dois anos, a iniciativa arrecadou cerca 2,7 toneladas de itens, encaminhados à garotada da Ossa. Os doadores são associados, prefeituras e chacreiros de diversas cidades brasileiras.  

Quase na mesma proporção das arrecadações, tem ocorrido a troca por mudas, que é o princípio do viveiro – uma plantinha, por 1 quilo de alimento. Só no mês de fevereiro, foram encaminhadas 500 unidades para um produtor rural de Porto Alegre (RS), comemora o ambientalista Orlando Stolf.

“O projeto é um sucesso. A Ossa tem 180 crianças e adolescentes e levamos alimentos para enriquecer suas refeições, que são diárias. Enquanto isso, nossas mudas chegam e arborizam vários lugares do país”, destaca Stolf, que é responsável pela iniciativa, ao lado do diretor Clayton Santos. As mudas são de várias espécies, principalmente de cerejeiras-do-japão.

O viveiro de mudas também é uma oportunidade de os associados se envolverem com a causa socioambiental. “Ganhamos a ajuda da Marise (da Silva), que reforçou nossa equipe, composta também pela Myrian (Hauch), seu esposo, Olga (Pchek) e outros colegas. Precisamos de várias mãos para o trabalho, que se torna recompensador quando se vê o resultado”, comentou Orlando Stolf. O grupo se reúne às segundas-feiras pela manhã na sede social.

A expectativa do projeto é aumentar as doações com a troca de mudas até o aniversário de sua criação, em 22 de setembro, início da Primavera.

Compartilhe