22/09/2023 21:38

Projeto viveiro de mudas celebra 2 anos de existência com a doação de mais de 3 toneladas de alimentos

Entregadoa_projetoviveiromudas.23.2.jpg

Na semana do Dia da Árvore e da chegada da Primavera, o projeto viveiro de mudas da APCEF-PR completou dois anos de existência. Com o princípio de troca de uma muda por 1 quilo de alimento, a iniciativa somou esforços e multiplicou expectativas. Os frutos resultaram na arrecadação de 3,1 toneladas de doações, que foram entregues à Obra Social Santo Aníbal (Ossa).

Só no segundo ano do projeto, completados na quarta-feira (dia 21), as doações chegaram a 1536 quilos – ultrapassando em mais de meia tonelada a expectativa inicial e quase 50 quilos a marca do ano passado, quando chegou a 1,5 tonelada. Quem mais ganhou com esses avanços foram as 180 crianças e adolescentes em situação de risco da Ossa, que fica na Vila União Ferroviário, no bairro Uberaba.   

“Com as doações de alimentos feitas pela APCEF-PR, conseguimos combater a fome de nossos educandos. Muitas deles tem como única refeição durante o dia a realizada na instituição. Por isso oferecemos café da manhã, almoço e lanche da tarde. Dependendo a situação de vulnerabilidade da família, também fazemos doações de cestas básicas, para que não falte o alimento necessário em casa”, conta o padre Robson Grapiglia, gestor da instituição.

O idealizador do viveiro de mudas, diretor Clayton Santos, comparou o crescimento do projeto ao de uma planta, ressaltando como uma espécie de slogan, "Mudas que mudam". “As sementes lá plantadas cresceram e se transformaram em cerca de 3.100 quilos de alimentos, que ajudaram a Ossa a alimentar mais de 100 crianças diariamente”, avaliou o diretor. “Nosso agradecimento à APCEF-PR, patrocinadora do viveiro, e aos voluntários, que trabalharam incansavelmente”.

Viveiromudas_2anos.23.jpg

Na mesma proporção das arrecadações, tem ocorrido a troca por mudas. Neste segundo ano, foram entregues 1536 plantinhas a prefeituras, chácaras, sítios, fazendas e residências, contribuindo para o reflorestamento do país.

Para o ambientalista Orlando Stolf, responsável pelo projeto ao lado de Clayton, a iniciativa tem sido um sucesso. “Enquanto levamos alimentos para garantir e enriquecer as refeições de crianças carentes, nossas mudas chegam e arborizam vários lugares, inclusive de outros estados”, destaca Stolf. As mudas são de várias espécies, principalmente de cerejeiras-do-japão.

O viveiro de mudas também é uma oportunidade de os associados se envolverem com a causa socioambiental. A equipe é composta, além de Clayton Santos e Orlando Stolf, pelos aposentadas Marise da Silva, Miryan Hauch, seu esposo, Humberto Rukuiza, Olga Pchek e outros integrantes. "Precisamos de várias mãos para o trabalho, que se torna recompensador quando se vê o resultado”, comentou o ambientalista. O grupo se reúne às segundas-feiras pela manhã na sede social.

Compartilhe