05/08/2020 20:22

Resultado da corrida e caminhada virtual está no ar

Montagem_corridavirtual.20.2.jpg

Na rua, na esteira ou na praia, a 1ª corrida e caminhada virtual movimentou cerca de 50 associados no sábado (1º de agosto). Eles aceitaram o desafio de estarem ativos, mesmo à distância. A classificação da corrida dos 3 e 5 quilômetros e da caminhada de 3 quilômetros foi divulgada nesta segunda-feira (dia 3) pela Assessocor, parceira da iniciativa. 

“Uma corrida virtual é um desafio único. Você corre sozinho, sem apoio, sem público, sem pórtico de largada ou chegada, mas o mais importante está no percurso. Quem corre sabe o prazer de calçar um tênis, colocar uma camiseta e, após algumas passadas, dar impulso até chegar ao final”, avalia o atleta Herivelto Martins, que ficou em primeiro lugar nos 5 km, fazendo o trajeto no bairro Uberaba, inclusive nos arredores da sede social. 

Herivelto_corridavirtual.20.3.1.jpg

Provas à distância são tendência 
Coordenador de atletismo da APCEF-PR, Martins diz que, nesta época de pandemia, as corridas virtuais têm sido muito utilizadas para motivar os corredores, com adaptação inclusive de grandes provas, como Maratona de Chicago, de Nova Iorque e outras do Brasil. Segundo ele, antes da descoberta da vacina contra a covid-19, não haverá prova presencial, o que abre a possibilidade de realizar outros eventos à distância pela associação. 

A ideia da competição foi sugerida pelo sócio Marcionílio Machado, que indicou a parceria com Assessocor para a organização da prova e se classificou em segundo lugar nos 5 quilômetros. “Ninguém ganha do papaléguas Herivelto”, brincou Machado, que competiu em Navegantes (SC). “Apesar de correr sozinho, a prova foi interessante, pois motiva a treinar. Antes da pandemia, estava treinando para os Jogos da Fenacef e tinha perdido 3 quilos, mas já os recuperei”. 

Incentivo para esses tempos
Para Valquíria Bastos Benatto, vencedora da categoria feminina da corrida, a experiência lembrou o misto de emoções de uma prova presencial. “Deu para sentir aquele gostinho de ‘morrer’ no percurso e, depois, passar o dia feliz”. A atleta, que correu com o marido Edson e a filha Ingrid, na linha verde em Curitiba, ressalta que a prova virtual foi importante para fortalecer a saúde e a motivação neste momento, quando se fica sem treinar de forma intensa. 

Participante de Maringá, Dayse Juliani concorda com Valquíria sobre a iniciativa de a APCEF-PR incentivar o ânimo de corredores. “Tenho treinado só de madrugada, quando as ruas estão bem vazias. Essa corrida foi como um desfibrilador para me reanimar. Que venham as próximas”, contou Dayse, terceira colocada nos 5 quilômetros. 

Dayse_corridavirtual.20.3.jpg

Adilson José Santos, que venceu os 3 quilômetros, após correr na praia de Itapoá (SC), também espera que a associação realize mais eventos virtuais durante a pandemia. Na categoria feminina da distância, a campeã Liane
Lehmen correu próximo a sua residência, na capital paranaense, e considerou a experiência boa para se manter ativa, já que voltou a correr há pouco tempo.

Disputa na esteira
Para Sérgio Couto Martins, que competiu na esteira de sua casa, a prova foi a oportunidade para testar suas condições físicas, após quatro anos sem correr. “Tive problemas que culminaram em três cirurgias, sendo a última na cervical. Somente em maio consegui fazer caminhadas em esteira”, contou o sócio aposentado, que ficou em terceiro nos 3 km. “Ainda é cedo para me aventurar na rua, mas agora sei que posso dar continuidade nesse primeiro passo”. 

Adepta também da esteira, Íris Maria Magno considerou a experiência virtual bastante conveniente, pois pode escolher o horário e o local de realização da prova. “Escolhi esse meio de correr pela facilidade de utilização no condomínio e, principalmente, por não precisar usar a máscara e ter que desviar de outras pessoas na rua ou na pista compartilhada”, ressaltou Íris. 

Iris_Corridavirtual.20.3.1.jpg

Débora Zamboni também iria engrossar o grupo do pessoal da esteira, mas conta que, quando viu o sol no sábado, mudou de ideia. “Resolvi caminhar na rua, no bairro Bacacheri, já que estava confinada em casa há alguns dias”. Segundo a sócia, em tempo de distanciamento social, a caminhada foi um incentivo para se exercitar. 

Confira o resultado completo da competição, acessando www.assessocor.online/resultado

 

Compartilhe