29/05/2020 22:00

Só para o auxílio: 142 agências da Caixa no PR abrirão neste sábado. Banco reforça segurança na capital

AgenciaCarlosGomes_filas.20.4.jpg

A partir deste sábado (dia 30), os beneficiários do auxílio emergencial que receberam a primeira parcela até o dia 30 de abril, nascidos em janeiro, e fizeram cadastro por meio do site ou pelo aplicativo do banco poderão sacar a ajuda em dinheiro. No Paraná, 142 agências abrirão das 8h às 12h para atendimento exclusivo do benefício. Em todo o país, serão 2.213 unidades.

Antes de sair de casa, porém, a orientação é consultar a lista de agências que terão expediente neste sábado (Clique aqui). Também é importante lembrar que, a partir de amanhã, será possível a transferência do crédito para contas da Caixa ou de outros bancos.

Segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, dos cerca de 30 milhões de pessoas que receberam a primeira parcela até 30 abril, 2,6 milhões terão direito a sacar em dinheiro a parcela 2 neste sábado. “Na segunda-feira, poderão fazer saque os que nasceram em fevereiro e assim sucessivamente (confira calendário abaixo)”, completa o presidente. “Quero reforçar que as filas têm sido reduzidas ou zeradas pelo pagamento de dias espaçados e a parceria com prefeituras e todos os órgãos envolvidos”.

Calendarioauxilio_saque2especie.20.jpg

Acordo com a Prefeitura Municipal
Em Curitiba, o atendimento ao auxílio emergencial ganhará reforço com ações em parceria com a Prefeitura. Em 18 agências com maior movimento na capital, a Guarda Municipal atuará na organização de filas para segurança da população. Dois agentes estarão em frente às unidades e, a partir de segunda-feira, integrantes do exército deverão se juntar aos guardas.

O trabalho começará a partir deste sábado (dia 30), das 7h30 às 12h, em agências que estão escaladas para atender na data e fazem parte do acordo. Segundo a Caixa, o objetivo da medida é garantir a distância mínima de dois metros entre os beneficiados, conforme marcação no chão realizada desde o início do pagamento. O banco também informa que reforçou a triagem nas filas, para evitar que aqueles fora da data de recebimento permaneçam no local.

O superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior, explica que os agentes irão usar como principal arma a orientação, alertando sobre o distanciamento entre as pessoas nas filas em frente às agências, além do uso de máscaras. “É fundamental que os beneficiários do auxílio observem a distância estabelecida e estejam usando máscara. Estaremos auxiliando para que todos recebam o benefício com segurança e tranquilidade”, reforça.

Quem estiver na fila e não respeitar as medidas de prevenção, resistindo aos alertas dos guardas, poderá ser penalizado. De acordo com Santos Júnior, há duas situações nesse sentido: acionamento da Vigilância Sanitária, caso a pessoa insista em não usar máscara, com possibilidade de multa; e a outra é o encaminhamento à delegacia de polícia, se o cidadão criar confusão com chance de atingir a integridade de outros e desacatar a autoridade, conforme medida 268 do código penal.

Em parceria com a Prefeitura de Curitiba, existe também o projeto piloto na Rua da Cidadania do bairro Pinheirinho, para melhoria do atendimento ao auxílio emergencial. A ação consiste na ajuda da geração de códigos (tokens), a partir do aplicativo Caixa Tem, facilitando o saque nas lotéricas e agências mais próximas. No momento, o projeto está suspenso, mas pode ser reativado, dependendo da demanda.

Movimentação digital
Pelo calendário divulgado pelo banco, os beneficiários desse grupo têm direito a fazer saque e transferências até 13 de junho, conforme mês de aniversário. No entanto, está a sua disposição a possibilidade de movimentação do recurso pela poupança digital. Desde o dia 20 de maio, já foram creditadas 31 milhões de contas para pagamento da segunda parcela, totalizando R$ 20,3 bilhões.

O valor que os beneficiários têm direito a receber em agências e lotéricas será aquele não usado em transações digitais já liberadas, como pagamento de boletos e compras pela internet, por meio do Caixa Tem. A partir deste sábado, as transferências também irão entrar como opção para movimentar a conta, sem sair de casa.

Além dessas operações, o app disponibiliza gratuitamente o cartão de débito virtual Caixa. Com ele, é possível fazer compras on-line, em aplicativos e sites de qualquer um dos estabelecimentos credenciados. O cartão também é aceito em maquininhas autorizadas com a funcionalidade de ser virtual de débito.

Confira as 18 agências que terão apoio da Guarda Municipal:

Tingui - Av. Monteiro Tourinho, 697/721
Capão da Imbuia - Rua Delegado Leopoldo Belczak, 1588
Barreirinha – Av. Anita Garibaldi, 4694  
Bairro Alto - Rua Alberico Flores Bueno, 514  
Carlos Gomes – Av. Mal Floriano Peixoto, 275  
Rui Barbosa - Rua Des. Westphalen, 203
Santa Felicidade – Av. Manoel Ribas, 5699   
Nova Orleans – Av. Ver. Toaldo Túlio, 3101
Pinheirinho – Av. Winston Churchill, 2351
Tatuquara - Rua Odir Gomes da Rocha, 966  
Capao Raso – Av. Winston Churchill, 1190
Praca do Carmo – Av. Mal Floriano Peixoto, 9077
Barão do Serro Azul - Rua Barão do Serro Azul, 20  
Marechal Deodoro - Travessa da Lapa, 670    
Bacacheri – Av. Pref Erasto Gaertner, 161
Bairro Fazendinha - Rua João Dembinski, 3265    
Osternack - Rua Jundiaí do Sul, 615       
Sitio Cercado - Rua Pioneiros, 1171

 

 

Compartilhe