24/10/2020 17:47

Talentos: mais quatro paranaenses se classificam em Artes Visuais e Literatura

TalentosFenae_fotosArtesVisuais_Literatura.20.3.jpg

Mais duas categorias Artes Visuais e Literatura, com quatro modalidades, tiveram premiação da fase estadual do Talentos Fenae/Apcef no final de semana (17 e 18 de outubro). Do Paraná, os vencedores de Desenho/Pintura foram Miriam Saad, com sua obra Ausência, e de Desenho Infantil, Lucas Lilak, que mostrou seu dom artístico, com Isolamento. No domingo, Ozias Frez Bockorny chegou ao topo do pódio, apresentando o conto O pequeno Kamé, enquanto Raimundo Garrido Arrabal ganhou em poesia, com Do colarinho...

Em lives transmitidas pelo seu Facebook e Youtube, a Fenae divulgou também o segundo e terceiro colocado de cada modalidade e exibiu atrações artísticas relacionadas ao tema. Com esses eventos, as APCEFs participantes já conhecem o nome de seis representantes para a etapa nacional do concurso.

O encerramento das premiações estaduais será no próximo sábado (dia 24), quando serão revelados os classificados na categoria Música. Com sete trabalhos inscritos, os paranaenses estão na disputa pela vaga em Interpretação. Este ano não houve participação de sócios compositores. O evento será transmitido nos canais da Fene, a partir das 17h. Acompanhe!

Vencedores dos traços e das cores
Em sua segunda participação no Talentos Fenae/Apcef, Miriam Saad levou não só prêmio de primeiro lugar, como de segundo em Desenho e Pintura. Para a aposentada, o concurso é a oportunidade de os empregados da Caixa exibirem seu trabalho e expressar sua visão de mundo pela arte. “Acredito em uma arte educadora, em que se leva o público à reflexão, e com a qual também aprendemos, pois para produzi-la precisamos buscar conhecimento”.

Ausencia_Miriam.2.jpg

Com formação em Desenho Industrial, Escola de Música e Belas Artes do Paraná e especialização em História da Arte Moderna, Miriam conta que, para compor a obra vencedora, se inspirou no distanciamento social, vivido neste momento. Segundo ela, diante da retirada de cena das pessoas, uma outra parte invisível do planeta parece se mostrar, como um admirável mundo novo de céu azul e águas mais limpas, provocando reflexão e contemplação.

Vencedor da modalidade Desenho Infantil, Lucas Lalik de Souza, de 13 anos, comemorou a conquista em família, segundo seu pai Anderson de Souza, da Regov (Representação do Governo) da Caixa, em Ponta Grossa. “Assistimos a premiação com boa parte dos familiares e o Lucas se sentiu reconhecido com o resultado, pois o trabalho demandou muito empenho”, comentou o sócio.

A dedicação à preparação da obra foi ainda maior este ano, pois é a última oportunidade em que o jovem artista pode participar dessa modalidade no Talentos, em razão da faixa etária. Para fazer a composição de Isolamento, ele fez uma releitura da obra Menina na janela de Dalí, usando um pouco o cenário deste período de pandemia de covid-19. Com o trabalho, ele quer ir ainda mais longe de sua classificação nacional na edição do evento de 2018, quando ficou em terceiro lugar.

Isolamento_Lucas.1.2.jpg

Campeões habilidosos das palavras

Estreante no concurso, Ozias Frez Bockorny, da agência San Remo, de Londrina, avalia que a conquista do primeiro lugar em Conto e Crônica foi a consolidação do tempo dedicado ao estudo da Teoria da Literatura, que teve início com o curso de Letras Vernáculas, em 2001. Em sua opinião, o Talentos Fenae é uma forma de incentivar diversos artistas da Caixa a mostrar seu dom ou a descobri-lo, amenizando o impacto da rotina estressante de trabalho.

Ozias conta que escreveu o pequeno Kamé em 2018, para despertar o interesse de sua filha, na época com 10 anos, em ler livros. O conto infanto-juvenil é inspirado em sua paixão pela cultura Caingangue (tribo indígena do Sul e parte do Sudeste do Brasil), que tem uma comunidade na região de Londrina. A história aborda desde elementos imaginários do escritor até a produção de Araucária, entre outros.  

Com Do Colarinho Branco, o aposentado Raimundo Arrabal descreveu em verso o comportamento dos políticos e de como a sociedade, de certa forma aceita esse jeito de agir, e ganhou a modalidade Poesia. “A motivação para escrever o texto foi a minha perplexidade e inconformidade com a indiferença do modus operandi da corrupção, tão banalizada. Vide o exemplo recente do senador apanhado com dinheiro na cueca”.

Inscrito de última hora no concurso, Arrabal diz que ficou surpreso pela premiação - principalmente pela poesia ganhadora. “Mandei duas e apostava na outra, Viajando na Literatura, mas entendo que o assunto de Do Colarinho Branco infelizmente é muito atual no Brasil”, pondera o aposentado.

As obras podem ser conferidas no site talentos.fenae.org.br.

Conheça os três primeiros colocados do Paraná em Artes Visuais e Literatura:

Desenho e Pintura
1º lugar: Miriam Saad – Ausência
2º lugar: Miriam Saad – Memórias
3º lugar: Vera Lúcia Casagrande -

Desenho Infantil
1º lugar: Lucas Lalik de Souza -  filho de Anderson Flávio de Souza - Isolamento
2º lugar: Lucas Lalik de Souza - filho de Anderson Flávio de Souza - Dragão Chinês
3º lugar: Laura Souza do Prado - filha de Joel Fernando do Prado

Conto/Crônica
1º lugar: Ozias Frez Bockorny – O pequeno Kamé
2º lugar: Adriano Rodrigo de Souza – Mais um pouco sobre a vida
3º lugar: Lilian Deise Guinski - Agulha de tricô

Poesia
1º lugar: Raimundo Garrido Arrabal – Do colarinho branco
2º lugar: Joel Fernando do Prado - Divagando
3º lugar: Lilian Deise Guinski - Brasil Brasileiro

Compartilhe