23/10/2023 17:56

Torneio de Vôlei do Outubro Rosa reúne sete times em favor da prevenção

OutubroRosa_voleiresultado.23.2.jpg

A cor rosa tomou conta do ginásio 2 da sede de Curitiba, no sábado (21 de outubro). O Torneio de Vôlei do Outubro Rosa reuniu cerca de 60 associadas de diversas idades, em sete equipes, na disputa não só por uma boa classificação, mas por uma jogada especial pela conscientização do cuidado com a saúde.

Quem levou o título de campeã foi a equipe Amor. O segundo lugar foi conquistado pela equipe Melhor Idade e o terceiro lugar pela Respeito. Os nomes de boa parte dos times estavam relacionados à campanha de combate ao câncer de mama – considerado o mais recorrente entre as mulheres.

Integrante da equipe Amor, Daniele Cristina Godoy Bregolin, de 40 anos, afirma estar muito feliz por ver uma iniciativa que começou como recreação, para ela e as colegas do Viva Vôlei, crescer e se tornar parte do calendário da associação. "Nós finalizamos o torneio invictas. Não é fácil jogar com quem não temos muito entrosamento. Também estou voltando de uma lesão e esse foi um teste para ver se estava apta. Nominamos nosso time como Amor, porque 'o amor sempre vence'. Essa frase representou bem nossa equipe", conta.

Daniele  compartilha ainda que, em 2022, ao realizar exames de rotina, descobriu dois tumores na mama esquerda.  "Passei por duas cirurgias: uma em novembro de 2022 para retirada dos tumores e, após nova biópsia, tive que fazer outra em janeiro de 2023 para retirada de uma uma margem maior por segurança", conta. Nos mês de março, ela fez 15 sessões de radioterapia e, agora, realiza os primeiros exames de acompanhamento para ver se está tudo certo, mas a princípio o tratamento está encerrado.

No  torneio, as equipes contaram com a participação do pessoal da recreação, que encara o esporte como uma forma de lazer; do vôlei desenvolvimento, que começou a jogar por diversão e agora se aventura em competições amadoras na região de Curitiba e, também, de aposentadas da Caixa, que representam a APCEF-PR em competições estaduais e nacionais. Nesse último caso, incluem-se associadas com idade a partir de 55 anos que se preparam para participar dos Jogos Fenae +, programados para o mês de novembro, no Rio Grande do Sul.

O professor da APCEF-PR, Raul Pagliace, que coordenou o torneio, enfatiza a importância da prática esportiva na prevenção não só do câncer, mas de outras doenças. "No torneio, temos mulheres de todas as idades e tenho certeza de que elas buscam a melhoria da qualidade de vida, pois a prática esportiva ajuda a prevenir o câncer de mama, outras doenças e comorbidades. Quem pratica esporte, minimiza esses problemas", reforça Pagliace.

Outubrorosa_profRaul.23.2.jpg

Quem participou, abraçou a causa!

Aos 76 anos, Maria Izabel do Nascimento Baldi, associada da APCEF-PR e da AEA-PR, conta que o vôlei é sua paixão desde os 11 anos. Embora tenha parado algum tempo por causa das responsabilidades com os filhos e de um problema de coluna, ela voltou às quadras há 10 anos, após realizar uma cirurgia. "A campanha do Outubro Rosa movimenta o mundo inteiro e nós não poderíamos ficar de fora. O torneio, além de promover interação com colegas, possibilita o bem-estar e a prevenção de várias doenças", conta Maria Izabel.

As participantes demonstraram que o esporte é uma maneira eficaz de unir pessoas em torno de uma causa nobre. Para Leisa Melhoretto Niehues, de 53 anos, o tema do torneio é muito interessante, porque faz a mulher refletir sobre sua saúde. “Por mais que estejamos atribuladas no dia a dia, paramos e pensamos: 'É outubro, está na hora de fazer o exame, de pensar na própria saúde'. Isso mexe com nosso consciente e inconsciente", pontua.

Com a taxa de inscrição de um quilo de alimento não perecível por participante, o torneio contemplou ainda uma causa social. A arrecadação total dos alimentos será encaminhada à Obra Social Santo Aníbal (Ossa), instituição que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Saiba quem são as equipes classificadas:

1° lugar - Amor

Daniele Bregolin
Cristiane Maria da Rocha
Alexandra Costa de Santana
Yasmin Dinnebier B Boyer
Adnilim A Caetano Machado
Beatriz do Rosario Juliani Bettoni
Patricia Steinmetz de Melo Santiago


2° lugar - Melhor idade

Catarina Haico Uyeno Okada
Elza Satomi Muraoka Hara
Nádia Regina de Castro
Margareth Mie
Mirian de Fatima Mrtvi Bertassoni
Suely Mori Rodrigues
Terezinha Zanetti
Marcia Regina Yanagui
Yoko K. Kitamura


3° lugar - Respeito

Eliane Vulcanis da Costa Schmitz
Keila Cristina Pereira da Rosa
Tatiane Cristina de Melo Santiago
Daniela Rosa
Mirtes Yanagihara da Silva Selhorst
Rosilene de Fátima Cys Lopes

Confira o álbum de fotos do evento (Acesse Aqui)

Compartilhe