11/04/2025 09:15

Apresentações emocionantes, como as dos paranaenses, marcam início do Talentos Fenae

Talentos_representaPR.25.2.jpg

Na abertura da fase nacional do Talentos Fenae/Apcef, realizada nesta quarta-feira (dia 9), o palco ganhou som, luzes e muita emoção. As apresentações dos participantes das APCEFs, na categoria Música, levaram o público “a sentir a arte” pulsando intensamente, em Foz de Iguaçu.

Os artistas paranaenses estiveram entre os que brilharam na primeira noite de audição. Vilmar Smidarle, Samuel Santos, Daniel Solda e Josué Barbosa da Silva Jr., interpretaram, com voz e instrumentos, o clássico sertanejo, “Assim os dias passarão”. Ednilson Estevam da Silva, coautor de “Cachorro Velho”, escrita por Julio Cesar Florencio dos Reis, embalou a plateia no ritmo de blues.

O evento, que reúne cerca de 450 pessoas, entre trabalhadores da ativa e aposentados da Caixa associados, acompanhantes e organização, segue até sábado (dia 12). O presidente da Fenae, Sergio Takemoto, destacou que, nos dias de evento, haverá muita música, cultura e alegria, com espaço para a revelação do talento de empregados da Caixa. “Isso é importante para mostrar que não vivemos só do trabalho -, queremos também diversão e arte”, reforça.

O presidente da APCEF-PR, Jesse Krieger, ressaltou que os paranaenses se sentem muito alegres em receber, em Foz, o Talentos Fenae, que relembra concursos artísticos anteriores, promovidos pela Federação. “Lembro bem do Música Fenae, do Fenec e, agora, temos o Talentos, que procura despertar o interesse cultural dos artistas brasileiros que trabalham na Caixa”, observa.

Para a diretoria Sociocultural e de Lazer da associação, Fernanda Fracaroli Barrozo, que participa pela primeira vez do concurso, o evento tem uma organização muito bem pensada e executada e avaliou que as apresentações dos representantes do Paraná foram espetaculares. “Nossos artistas deram um verdadeiro show no palco e certamente brigarão por uma vaga na grande final”.

Com a palavra, os participantes paranaenses

Vilmar Smidarle, integrante do quarteto, que interpretou a música “Assim os dias passarão”, contou que ele e seus colegas se divertiram muito na apresentação, cumprindo seu propósito, e enalteceu a importância do evento. “O Talentos promove a integração nacional dos associados, valorizando as suas competências artísticas. Estão de parabéns a Fenae e Apcefs pela realização, especialmente pela escolha de Foz do Iguaçu nesta edição”.

Segundo Ednilson Estevam da Silva e Julio Cesar Florencio dos Reis, autores da composição (melodia e letra), “Cachorro Velho”, a exibição de sua música no palco, com toda estrutura disponível, foi de pura emoção. “Chegar aqui foi uma realização muito grande e a sensação de concluir um trabalho de criação, de composição, aprendizagem e relacionamento com grandes amigos tem um valor inestimável”. Eles definem que o concurso é a oportunidade de dizer a todos empregada da Caixa, que, com a força da união e apoio de entidades representativas, consegue-se chegar mais longe.

As classificatórias da categoria Música seguem até esta sexta-feira (dia 11), quando serão definidos os 12 finalistas (seis em composição e seis em interpretação). A finalíssima será no sábado. Nesta sexta também é a abertura da exposição dos trabalhos das outras três categorias do concurso: Artes Visuais (modalidades Foto e Filme), Artes Plásticas (Desenho e Pintura e Desenho Infantil) e Literatura (Contos e Crônicas e Poesia), às 19h.

Compartilhe