Crianças de projeto social reforçam torcida e motivam times do Paraná
Com gritos “Paraná, Paraná”, uma turminha muito animada agitou as partidas de times da casa nos Jogos da Fenae. O coro é formado pela criançada da Obra Social Santo Aníbal (Ossa), que integra projeto desenvolvido pela APCEF-PR em parceria com a ONG Moradia e Cidadania e a Fenae.
Os torcedores mirins contagiaram quem estava na arquibancada e os atletas em quadra, empurrando as equipes rumo à vitória. Uma das modalidades que recebeu esse carinho foi o futsal feminino, que também caiu no gosto dos pequenos. “Gostei muito de assistir o futebol das atletas. O Paraná vai ganhar”, empolgou-se Ana Júlia do Espírito Santo Barbosa, de 10 anos.
As partidas também são uma forma de incentivo à prática esportiva para a garotada. “Tá (sic) muito legal torcer. Jogo basquete e futebol na escola. Quando o professor chama para os campeonatos, a gente participa. Fico treinando na minha casa”, contou Natan dos Santos, 9 anos.
As crianças trouxeram aos Jogos o clima de festa, enquanto levaram para casa a emoção de assistir partidas de diversas modalidades. Segundo a coordenadora pedagógica da Obra Social, Silmara Benedita de Paula, essa experiência possibilitou a meninos e meninas o contato com outros esportes além do futebol masculino, como vôlei e futsal feminino.
“Isso incentiva as crianças a torcer e se identificar com algumas modalidades e times. A principal torcida, naturalmente, é para o Paraná, mas, quando o jogo não era do estado, elas escolhiam e vibravam com equipes de outras delegações”, avalia a coordenadora.
Nos três primeiros dias de disputas dos Jogos da Fenae, cerca de 150 crianças e adolescentes da Ossa participaram da torcida, nos turnos da manhã e da tarde. A entidade atende a garotada em condições de vulnerabilidade, da Vila União Ferroviário, no Uberaba, que fica nas proximidades da sede da APCEF-PR.
Além de contribuir com iniciativa socioeducacional, a associação já destinou mais de uma tonelada de alimentos não perecíveis à Obra Social, por meio do projeto viveiro de mudas.