25/07/2024 17:21

Cuidado com golpes utilizando nomes de escritórios de advocacia

Golpe_advogados.24.2.jpg

A aplicação de golpes utilizando nomes de escritórios de advocacia e de seus advogados está cada mais frequente. Muitas pessoas já depositaram valores (PIX ou TED), acreditando que o contato seria de fato do escritório. O alerta é para que os associados fiquem atentos ao pedido de recursos de profissionais da área, por meio de aplicativo.

Em um dos casos, o golpista acessa os dados processuais pelo Google e entra em contato por WhatsApp, informando que é o advogado do processo ou que o advogado estaria no Tribunal, inclusive usando fotos do profissional ou do escritório. Na sequência pede valores, alegando que são custas processuais ou pagamento de boletos para fins de liberação de pagamentos do processo – utilizam até o logotipo de tribunais.

A advogada Elisete Stefani, conveniada à APCEF-PR, alerta que é importante conferir o número de quem entrou em contato e qualquer dúvida ligar diretamente para o advogado. “Os escritórios normalmente não pedem depósitos para liberação de valores em processos judiciais e, no caso de custas processuais ou honorários advocatícios, deve-se conferir se a conta a ser depositada está em nome do escritório ou de seus advogados”.

Compartilhe