De hobby a estilo de vida: casal de associados visita a APCEF-PR de motorhome
Imagine morar em uma casa, na qual os quartos viram salas de estar e, ainda, transformam-se em copas. Para o casal de associados da APCEF-RS, Juarez Machado de Oliveira, de 62 anos, e Lourdes Klauck, de 60, esse leiaute faz parte de sua residência sob rodas em boa parte do ano, quando eles viajam com seu motorhome, visitando as associações do pessoal da Caixa.
Na sede de Curitiba da APCEF-PR, eles estiveram duas vezes nos últimos meses e puderam conhecer as instalações. “A particularidade dessa sede é o contato com a natureza. Ao caminhar pelas trilhas e as árvores, tudo lindo, só confirmei o que o presidente (Jesse Krieger) disse: é uma APCEF ecológica. Também tiramos fotos e ficamos em um espaço bem adequado”.
Até o momento, o casal visitou pelo menos seis associações da Caixa – além da do Paraná, de Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo e Brasília. A iniciativa faz parte de um projeto de viagens, chamado “Cada Km importa”, que inclui também aventuras em cidades de até 10 mil habitantes e fora do país.
Em cada uma das associações, o casal leva momentos marcantes e deixa a experiência de quem transformou seu gosto por viagens em estilo de vida. Juarez busca, principalmente, inspirar colegas da Caixa que entrarão para a aposentadoria – fase que, segundo ele, é a de maior angústia e adiamento por falta de apoio. “O principal motivo da nossa visita às APCEFs é despertar a realização dos projetos pessoais adormecidos. O motorhome foi o nosso”, reforça.
Como tudo começou!
Qual é o seu hobby? Com essa pergunta, feita por um consultor do Sebrae, durante curso sobre a vida pós-Caixa, Juarez teve um despertamento. Descobriu que, quando se desligasse do banco – o que ocorreria cinco anos depois, em 2018, queria viajar. Começou, então, a pesquisar e buscar opções para pegar a estrada, enquanto continuava seu trabalho.
“É natural que a certa hora sua carreira se estabilize. Esse sinal você tem de perceber para avaliar o quanto pretende continuar na empresa sem ascensão ou manter os benefícios da função, com muita autoestima. Também é o momento de puxar o projeto do que gosta de fazer da gavetinha e se dedicar”, observa.
Da “gaveta” de Juarez, nasceu o Fuveco – nome carinhoso de um motorhome, que começou a ser projetado quando o aposentado ainda estava na ativa. Além da transformação em três ambientes – de quartos a salas de jantar e de salas a copas – essa casa sob rodas possui varanda (quando se abre as portas do fundo) e a água do banho é aproveitada para a descarga. “Nosso motorhome é totalmente fora do padrão de fabricação. Ele é compacto, versátil e ainda aplicamos o conceito de sustentabilidade”, avalia.
Por seu formato diferenciado, empresas já convidaram Juarez a exibir o Fuveco. Recentemente, ele esteve na Expomotorhome em Pinhais, no Paraná. Desde que começou a se aventurar por esse universo, ele só soma vantagens.
“Com o motorhome, temos liberdade geográfica. Você vai aonde quer com ele, dorme na sua cama todos os dias, toma banho quente ou frio, dependendo onde estiver, e prepara a comida em sua cozinha. Outro grande benefício é a possibilidade de conhecer várias histórias e medir o tamanho do seu ego, quando passa a conhecer gente que tem um décimo do que você e é mais feliz”, resume o aposentado.
Como próximas paradas, Juarez Oliveira e Lourdes Klauck vão se aventurar pela Expedição Ushuaia, na Argentina, com outro motorhome, visitando várias cidades, de 26 de dezembro a 25 de janeiro de 2024. Ushuaia é conhecida como o fim do mundo e fica próxima ao pólo da Antártica. Em fevereiro e parte de março, o casal fará rotas pelo Sul do Brasil e, na outra metade de março, subirão para a região Nordeste.