De oficina de circo a passeio ciclístico, Semana da Criança encanta associados mirins
Durante seis dias, os associados mirins sentiram a magia da diversão, por meio do contato com a arte, ao lazer e com o movimento em meio à natureza. A Semana da Criança, realizada de 7 a 12 de outubro, trouxe a cada dia uma atividade diferente, desde oficinas de circo e slime, passando por teatro, mágica até passeio ciclístico com os pais.
A programação reuniu crianças de 4 a 12 anos, em atividades ocorridas em sua maioria na sede da APCEF-PR. A Semana começou com muita interação, em que os pequenos brincaram de aprender e aprenderam brincando. Na segunda e na terça-feira, os associados mirins exercitaram o riso e colocaram a mão na massa nas oficinas de circo e slime (Acesse a notícia completa).
O mágico João Vinícius foi a atração de quarta e apresentou truques, com a cartola, cartas e argolas, a uma plateia bastante participativa, que ajudou em diversos momentos do show (imagem de capa). Para Nádia Cristina César, mãe de Pedro, de 4 anos, a diversão foi acompanhar o filho e vê-lo se interessar por uma nova atividade. "Ele saiu do show de mágica todo empolgado, conversando com os amiguinhos e tentando descobrir como o mágico fazia os truques", conta. Nos três primeiros dias, uma média de 55 crianças participaram das atividades.
A hora dos espetáculos
Na quinta e na sexta-feira, a Semana da Criança reservou dois espetáculos teatrais, que prenderam a atenção e encantaram os associados mirins. A primeira peça foi Aladdin, uma adaptação do filme de animação que trouxe as emoções da trama envolvendo o protagonista, a princesa Jasmim e o gênio da lâmpada. O segundo espetáculo foi um teatro de bonecos, que despertou a curiosidade das crianças com toda a sua dinâmica particular de produção. A peça exibida foi uma adaptação da fábula A Lebre e a Tartaruga.
Ricardo Henrique, de 6 anos, assistiu as duas peças e se animou com as histórias de ambas. "Eu gostei muito do Aladdin, foi divertido. Com os bonecos, fiquei torcendo para a tartaruga ganhar a corrida", afirma o garoto. Para o pai, Tiago da Silva Sousa, a sensação é a de satisfação por ver a APCEF-PR olhar com carinho para a garotada. "Esta semana é uma ação muito positiva da associação. As crianças precisam ter esse acesso à cultura, então, é importante que elas tenham momentos como esse", ressalta o associado.
Pedaladas em família
Para fechar a programação, no sábado (12 de outubro), quando se comemora o Dia das Crianças, pais e filhos fizeram um passeio sobre rodas no Parque Náutico do Iguaçu. Cerca de 70 participantes aproveitaram o dia, seja pedalando com bicicleta, andando de patins ou a pé. Ao final ainda teve sorteio de prêmios.
Com as filhas Milena, de 6 anos, e Mariana, de 8, Jonara e Oseias Martins aproveitaram o passeio para comemorar a data. "É um presente para elas", destaca a mãe, que estava de patins. “É um tempo de estar em família e fazermos algo diferente”, completou Oseias. Para as meninas, também foi um momento de interação, inclusive com a natureza. “Gostei de pedalar lá na frente (do grupo). Vi algumas capivaras, foi muito legal”, destacou Mariana. Mas o que deve ter deixado a família mais animada foram as premiações, já que ganhou, no sorteio, duas bicicletas e um patinete.
Quando se fala em prêmio, Henrique Tortato, de 7 anos, tem uma história interessante. No ano passado, ele participou do passeio e, durante o percurso, sua bicicleta quebrou. No mesmo dia, a tristeza se transformou em alegria, após ser contemplado no sorteio com uma nova. Este ano Henrique não escondia o orgulho de pedalar com a bicicleta moderna ao lado do pai, Philipe. O sentimento foi semelhante ao do pequeno Leonardo Monteiro, de 2 anos, que fez sucesso com sua bicicleta de madeira, ao lado dos pais e da irmã Manuela, de 4 anos, que disse ter apreciado também o teatro de bonecos, como parte da Semana das Criança.
Enquanto fazia seu lanche, após pedalar, Maria Júlia Topanotti, de 4 anos, contou que se divertiu no passeio e, ainda, na oficina de slime. “Fiz a roxa. Tinha creme, mas gosto de chantili”. Para os pais, a programação da APCEF-PR é ampla e contempla a família. “Foi muito bom aproveitar o dia juntos e ela ver que mais crianças gostam de andar de bicicleta. A associação faz muitas atividades para os pequenos e melhorou muito nos últimos anos”, concluiu Gustavo, que trabalha na agência Ecoville da Caixa.
A diversão continua
Quem ficou com gostinho de quero mais ou não pode trazer as crianças às atividades, pode se animar. As homenagens à garotada ainda preveem a promoção da Festa do Saci, no dia 26 de outubro, e da Festa do Halloween, no dia 30. Saiba mais acessando o site www.apcefpr.org.br.
Confira o álbum completo de fotos (Clique aqui)