Em bate-papo na APCEF-PR, diretor da Funcef traz perspectivas otimistas sobre os planos
A análise sobre o futuro da Funcef, dos aposentados e de empregados da Caixa ainda na ativa foi o ponto central da roda de conversa com o diretor de Benefícios da fundação, Jair Pedro Ferreira, nesta quinta-feira (19). O encontro, realizado no Espaço Gourmet 2 da sede de Curitiba da APCEF-PR, reuniu associados, representantes da diretoria da entidade e do Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e Região.
Em sua exposição, o diretor abordou questões referentes ao equacionamento dos planos de benefícios, como a reestruturação e redução de taxas do REG/Replan Saldado, a estabilização e o equilíbrio do REG/Replan Não Saldado e a superação das metas atuariais no Novo Plano e no REB. Ao traçar um panorama sobre os planos, Ferreira se mostrou otimista.
“Hoje, mesmo com uma taxa de juros a 15%, o que considero muito alta, posso dizer que a situação dos planos da Funcef é muito boa, pois todos eles estão com uma rentabilidade acima da meta atuarial. Ou seja, podemos dizer que é uma situação confortável”, afirma o diretor.
Funcef próxima do beneficiário
Outro assunto tratado foi a retrospectiva sobre a trajetória da Funcef e seus desafios para chegar à atual estabilidade. Um dos pontos positivos, aponta o dirigente, é a capacidade que a entidade possui de atender os beneficiários e solucionar seus pedidos, criando uma proximidade maior com os participantes.
“Para se ter uma ideia, apenas no ano passado, nossa Central de Atendimento registrou aproximadamente 460 mil chamados, seja por telefone, WhatsApp e-mail. Desses, 96% das demandas foram resolvidas, e o que é mais importante, por humanos, não por robôs. São pessoas atendendo pessoas”, ressalta o dirigente.
Apoio ao trabalho desenvolvido

O presidente da APCEF-PR, Jesse Krieger, que acompanhou toda a conversa, reforçou a qualidade do trabalho de Jair Pedro Ferreira na Funcef e reafirmou a importância da continuidade de sua atuação.
“Com o Jair na diretoria, nós, empregados e aposentados da Caixa, tivemos e estamos tendo resultados muito importantes na gestão da Funcef. A transparência, a lisura e a capacidade de resolver os problemas demonstram a importância de seguirmos apoiando o seu trabalho”, completa.

