Espetáculo da APCEF-PR e do projeto Futuro Sustentável traz ao palco o encanto do Natal
A magia do Natal tomou conta do Centro Cultural Boqueirão neste domingo (7 de dezembro). No palco, as turmas de teatro da APCEF-PR e do projeto Futuro Sustentável, coordenadas pela instituição Espaço Ampliar, realizaram um espetáculo com as peças, “O presente mais precioso” e “O Grinch e a Última árvore de Natal”. As apresentações encantaram o público que compareceu ao Centro Cultural, em uma noite de luzes, músicas e emoção.
O espetáculo teve duas sessões neste domingo. Na primeira peça, composta por alunos das turmas baby, infantil e juvenil das aulas de teatro da APCEF-PR, os atores apresentaram a história de três primas que procuram um livro encantado no baú do avô, cujos personagens apresentam o verdadeiro significado do Natal. Na segunda peça, os alunos do projeto Futuro Sustentável, encenaram o conto do famoso personagem, Grinch, que tenta arruinar o Natal, mas tem o seu coração transformado por uma fada da floresta.
A diretora do Espaço Ampliar e organizadora das apresentações, Jennifer Miara, contou que os ensaios começaram há quatro meses, mas o esforço e a dedicação dos alunos do teatro demonstram a sua evolução desde o começo das aulas. “Nos ensaios, vimos o desenvolvimento único de cada aluno. Inicialmente, todos chegaram muito tímidos, com dúvidas se é isso mesmo que queriam e, com o tempo, percebemos que eles realmente pegaram um amor pelo teatro. Hoje, eles estudam o texto em casa, se dedicam e o resultado foram essas duas lindas peças que apresentaram”, observou.
Parceria que dá orgulho
Conduzido pelo Espaço Ampliar, o projeto Futuro Sustentável teve duas turmas de crianças e adolescentes de instituições sociais atuando nas peças. A iniciativa é resultado da parceria com a APCEF-PR, a ONG Moradia e Cidadania e a Fenae, que financia as atividades desenvolvidas.
Para a diretora Sociocultural e de Lazer da APCEF-PR, Fernanda Fracaroli Barrozo, a união entre a entidade e demais parceiros está gerando muitos frutos e faz a diferença na vida de várias pessoas. “Em nome da diretoria, quero agradecer esta parceria. Hoje temos mais de 80 alunos no reforço escolar e cerca de 35 alunos participando das classes de teatro. As apresentações foram a prova de que o trabalho conjunto está dando resultados para nós e para as comunidades atendidas”, pontua Fernanda.
O vice-coordenador estadual da ONG Moradia e Cidadania no Paraná, Hirotoshi Taminato, reafirmou o potencial dos jovens atores para o teatro. “Estamos diante de verdadeiros artistas. Já tive a oportunidade de ver alguns ensaios e, além dos professores excelentes, podemos ver, nas peças, muitos jovens talentosos”, comenta o vice-coordenador.
Com a palavra, os atores!
Taylor Ribeiro, de 11 anos, teve uma missão muito especial na sua atuação: interpretar o Grinch, famoso por sempre tentar atrapalhar o Natal e, ao final, se redimir. O ator contou que o seu papel, bem desempenhado na peça, é o resultado da paixão pelo teatro e o clima leve nos ensaios.
“Amo fazer teatro, é muito bom aprender e as pessoas no meu grupo são muito gentis. Os ensaios são divertidos e não são apenas preparações, pois a professora brinca e se diverte com a gente. Quando crescer, quero ser ator”, observou o aluno.
Giulia Coiado, também de 11 anos, aluna de teatro da APCEF-PR em parceria com o Espaço Ampliar, reforça a importância do trabalho coletivo para que as duas peças pudessem ser apresentadas para familiares, amigos e diretores. “Participar de cada ensaio é muito gostoso, pois vamos montando os nossos personagens juntos. Todos que se apresentaram trabalharam unidos, para que as peças ficassem lindas”, ressalta a menina.

