25/07/2024 17:24

Festas julinas animam associados de regionais da APCEF-PR

Festajulina_Londrina.24.2.jpeg

Músicas, danças e guloseimas caipiras marcaram presença em regionais da APCEF-PR. Se a festa junina foi um sucesso em Curitiba, neste mês foram as festas julinas que fizeram a alegria dos associados em várias cidades do Paraná. Confira como foram as principais festividades do interior.

Em Londrina, arraial teve muitas diversões e cunho social

A Regional Londrina realizou a sua festa julina no sábado (dia 20), com uma série de atrações. Diversas barracas com comidas típicas, como bolo de milho, canjica e pastel, aguçaram o paladar dos participantes. A parte musical ficou por conta do “Japa do Piseiro”, que agitou o público de cerca de 250 pessoas, com músicas tradicionais caipiras e sertanejas.

Brincadeiras, como pescaria, boca do palhaço, tobogã e touro mecânico fizeram a alegria da criançada. Essas diversões, incluindo o bingo com show de prêmios, foram mantidas pela ONG Viver, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade. “Na regional, nossa intenção foi fazer uma festa que tivesse também um cunho social e colaborasse com uma entidade local”, afirma o coordenador geral de Londrina, Aparecido Carlos Vioti. Parte da arrecadação do bingo foi destinada à ONG.

Festajulina_Londrina.24.3.jpeg

Tradições caipiras fizeram a festa em Maringá

Em Maringá, a festa julina foi realizada no dia 13 de julho e seguiu boa parte das tradições caipiras, pensadas para agradar a todas as idades, como pescaria e bingo. Quando a fome bateu, os associados tiveram várias opções de guloseimas, entre milho verde, pipoca, cachorro-quente, bolos e quentão. Ainda houve a exposição de artesanato, tapetes, toalhas e sabonetes. “É importante mantermos essa tradição e socializar, ter uma atividade diferente do dia a dia. Para as crianças isso é fundamental, pois elas podem brincar e fazer novos amigos”, aponta o coordenador-geral da regional, Laerte Albuquerque.

FestaJulina_Maringa.24.jpeg

A fogueira subiu alto em Ponta Grossa!

Em Ponta Grossa, a festa julina foi um show de tradições. O evento aconteceu também no dia 13, na sede regional da APCEF-PR na cidade. Além de comidas típicas, como doce de abóbora e canjica, o festerê ainda teve a tradicional fogueira, que alcançou cinco metros de altura. “O dia estava muito frio, então a fogueira foi a nossa principal atração e acabou por aqueceu os colegas em uma noite de festa”, explica a vice-coordenadora da regional, Ana Letícia Magalhães. O dia ainda teve brincadeiras para as crianças, como a piscina de bolinhas, e uma apresentação musical de sanfona para os adultos.

Festajulina_PontaGrossa.24.jpeg

Destaque para dança de quadrilha e animação em Apucarana

A sede da Regional Apucarana ficou pequena para tanta diversão. A festa julina, realizada no dia 6 de julho, teve como destaque a dança de quadrilha, que movimentou diversos associados em uma apresentação muito animada. Comidas, como caldinho de mandioca, pastel e cachorro-quente, ajudaram a tornar o ambiente ainda mais gostoso. “Teve dança, música e comida boa, mas principalmente diversão. Foi uma festa muito animada”, ressalta a coordenadora-geral, Mirlei Fernandes Felisbino.

Festajulina_PontaGrossa.24.2.jpeg

Compartilhe