Força total: APCEF-PR é bicampeã dos Jogos Fenae+
Depois de quatro dias de muitas disputas, garra e emoção, a APCEF-PR levantou o troféu de bicampeã da segunda edição dos Jogos Fenae+. A entrega da premiação, realizada neste sábado (dia 29), na sede da APCEF-MA, em São Luís, foi motivo de muita comemoração para a delegação paranaense. A APCEF-DF ficou em segundo lugar e a APCEF-SC, em terceiro.
A chegada ao topo do ranking geral se confirmou, após a vitória espetacular do time de vôlei feminino na disputa pelo terceiro lugar, contra o Ceará. Com o resultado, o Paraná somou 25 medalhas, entre 12 de ouro, 7 de prata e 6 de bronze, além da pontuação em três modalidades.
Nesta campanha vitoriosa, a natação somou o maior número de pódios (18) entre as modalidades disputadas, com destaque para as nadadoras de ouro Hilda Nakashima, Rosemari Rodrigues e Adriane Chibiaque. Também receberam premiação dourada o mesa tenista Olides Milezzi Júnior e os corredores José Antenor de Almeida, Dayse Juliani e Lenice Ferelli Maia. Outros atletas, incluindo o time de vôlei, seja medalhista ou não, contribuíram para o bicampeonato.
Reconhecimento e valorização
Os Jogos Fenae+, que iniciaram na quarta-feira (dia 26), reuniram cerca de 800 atletas, com idade a partir de 55 anos, de 27 associações da Caixa, em competições de diversas modalidades. O presidente da APCEF-PR, Jesse Krieger, destacou que a conquista do bicampeonato prova, mais uma vez, o talento e a determinação da delegação paranaense.
"Cada atleta vestiu as cores do Paraná com garra, garantindo vitórias incríveis. Nossos nadadores e corredores deram um show, conquistando várias medalhas e troféus por equipe. Tivemos ainda o brilho do Olides (Júnior) no tênis de mesa e a superação das meninas do vôlei, além do bom desempenho no beach tennis, xadrez e damas. Mesmo nas modalidades em que não pontuamos, a participação dos atletas foi fundamental”, reforçou.
De acordo com Krieger, a performance do Paraná é exemplo de organização, gestão, integração e comprometimento. "Agradeço a cada um que tornou este feito possível e convido todos a comemorar este título, enquanto pensamos nos próximos Jogos da Fenae, que ocorrerão no Rio de Janeiro, em 2026”.
O diretor de esportes da APCEF-PR, Thiago Mendes, celebrou a oportunidade de reunir colegas, seja da ativa ou já aposentados, em uma competição de alto nível e com o troféu do título.
“Tenho certeza de que todas as delegações deixam o Maranhão com o sentimento positivo. Só temos a agradecer a APCEF-MA e a Fenae por mais um excelente evento, que reuniu mais que colegas, amigos. Para nós, do Paraná, sair daqui bicampeões tem um valor imenso”, resumiu o diretor.
Bronze com toque de ouro!

No encerramento da competição, o time de vôlei feminino do Paraná enfrentou o do Ceará, em uma disputa apertada pelo terceiro lugar, com placar final de 2 sets a 1. O treinador Raul Pagliace avaliou que o jogo foi difícil, mas os treinos e a tranquilidade na hora de buscar os pontos foram decisivos para a vitória.
“A equipe cearense é guerreira e defende muito, mas conseguimos vencer no terceiro set, com muita paciência, sistema defensivo eficiente e saque agressivo. Destaque para a atleta Nádia Regina, que fez a diferença principalmente na defesa e no ataque. Quero agradecer especialmente à Ester (Kokubu, gerente de Esportes) e toda diretoria pelo apoio nos treinamentos, estrutura e competições como preparação para os jogos. O objetivo de estar no pódio foi cumprido”, resumiu o técnico.
Saiba quem são os medalhistas do Paraná:
Natação
Categoria individual feminina
Hilda Eurico Nakashima (Master 70+)
- 1º lugar 50 m borboleta
- 1º lugar 50 m costas
- 1º lugar 50 m livre
- 2º lugar 50 m peito
Rosemari Rodrigues (Master 65-69)
- 1º lugar 50 m borboleta (Master 65-69)
- 1º lugar 50 m costas
- 1º lugar 50m livre
- 2º lugar 50 m peito
Adriane Serra Chibiaque (Master 60-64)
- 1º lugar 50 m costas
- 2º lugar 50 m peito
- 3º lugar 50 m borboleta
- 3º lugar 50 m livre
Elisiane Mara Brito (Master 55-59)
- 1º lugar 50 m borboleta
- 2º lugar 50 m costas
Categoria individual masculina
Francisco de Pires (Master 60-64)
- 3º lugar 50 m borboleta
Jesse Krieger (Master 70+)
- 3º lugar 50 m costas
Categoria revezamentos mistos
4 x 50 m livre
- 2º lugar – Adriana chibiaque, Mario Inoue, Elisiane Brito e Francisco de Pires
4 x 50 m livre medley
- 2º lugar – Adriana chibiaque, Francisco de Pires, Rosemari Rodrigues e Mario Inoue
Tênis de mesa masculino
Olides Milezzi Júnior – 1º lugar
Corrida rústica
- Dayse Juliani: 1º lugar categoria E - 5 km
- Lenice Ferelli Maia: 1º lugar categoria O - 10 km
- José Antenor de Almeida: 1º lugar categoria K - 10 km
- Herivelto Cezar Martins: 2º lugar categoria B - 5 km
- Rosângela Maria Kraviski: 3º lugar categoria N - 10 km
Vôlei feminino
3º lugar
Beach Tennis
Jefferson Peres e Maria Clarice Gusso - 4º lugar
Xadrez
Sérgio Luiz Grande – 5º lugar
Damas
Luiz Fernando de Oliveira - 7º lugar

