24/05/2024 12:02

Jogos da Fenacef retornam a Curitiba, berço de sua realização, após 14 anos

JogosFenacef_abertura.24.2.2.jpeg

Crédito: Foto da AEA-PR

Em maio de 2010, a sede da APCEF-PR foi cenário da estreia dos Jogos da Fenacef (Federação Nacional dos Aposentados da Caixa Econômica Federal). Este ano, em sua 13ª edição, a competição está de volta a Curitiba. Os Jogos, que começaram na segunda-feira (dia 20) e seguem até  até domingo, reúnem atletas aposentados de todo o país, que disputam medalha em diversas modalidades. As competições estão sendo realizadas no Clube de Campo Santa Mônica, nas proximidades da capital, e no Parque Náutico.

Com cerca de 2 mil atletas participantes - na primeira edição eram cerca de 500, os Jogos contam com 15 modalidades: natação, corrida de rua, sinuca, truco, dominó, damas, canastra, xadrez, beach tennis, tênis de mesa, tênis de quadra, vôlei de areia, vôlei, futsal e futebol soçaite. A delegação paranaense, selecionada pela Associação dos Economiários Aposentados do Paraná (AEA-PR), luta para ser campeã, após conquistar o segundo lugar em 2023. Vários atletas da APCEF-PR fazem parte da equipe e contribuem para esse feito.

A cerimônia de abertura foi realizada no Círculo Militar, com o desfile das delegações e a homenagem às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul com um minuto de silêncio. O presidente da Fenacef e da AEA-PR, Valfrido Oliveira, ressaltou o retorno da competição à capital paranaense. “Os Jogos vieram para ficar, pois já viajaram todo o Brasil e retornam ao seu berço, que é o Paraná.”, afirma o dirigente, que também é suplente da diretoria da APCEF-PR.

Além de Valfrido, estiveram na mesa de abertura dos Jogos a vice-presidente da AEA-PR, Marilda Bueno; o diretor Executivo da Fenae, Antônio Fermino; os diretores de Funcef, Jair Pedro Ferreira e Rogério Vida; o presidente da Fenag, Marconi Araújo; o diretor da Cooperforte, Kedson Machado; a coordenadora nacional da Rede de Pessoas da Caixa, Márcia Furusato; o secretário de esportes de Curitiba, Carlos Pijak, e o vereador da capital, Sabino Picolo.

História que a APCEF-PR ajudou a construir


A APCEF-PR teve um papel fundamental na criação dos Jogos. Em 2009, por iniciativa da entidade e com a participação da AEA-PR, foi sugerida à Fenacef à Fenae a ideia de realizar a competição, após representantes paranaenses assistirem a uma competição de aposentados do Banco do Brasil e se perguntarem por que os colegas da Caixa não tinham um evento semelhante.

JogosFenacef_recorterevista.24.jpeg


Após reuniões e a apresentação de um projeto, foi dado o sinal verdade para a realização dos Jogos em 2010, com a sede da APCEF-PR em Curitiba como local da primeira edição. O presidente da associação, Jesse Krieger, foi um diretores que, à época, trabalhou para a viabilização dos Jogos. 

“Foi uma iniciativa de pessoas como eu, Clayton (José Santos), Vilson (Willemann) e José ‘Ricardo’ Cunha. Mantive contato com o saudoso Pedro Eugenio Leite, então presidente da Fenae, para conseguir apoio financeiro. Depois apresentamos o projeto e a competição foi aprovada. Lembro que, no encerramento daquela edição, foi enfatizado que os Jogos viriam para ficar, o que se tornou realidade”, ressalta.

O presidente do Conselho Deliberativo da APCEF-PR, Vilson Willemann, que, na época era presidente da Diretoria Executiva, disse que encampou a ideia dos Jogos da Fenacef logo de primeira e conta detalhes dessa história. “O start foi a pergunta do Ricardo (José Ricardo Cunha), na mesa do almoço na AABB, acompanhado também do Jesse, Benedito (Silvano Bonacordi) e Clayton: Presidente, vamos fazer os Jogos dos Aposentados da Caixa? Aceitei a ideia e, na proposta feita à Fenae, conseguimos o patrocínio de R$ 50 mil. Depois do Jesse e do Benedito conversarem com o Dirceu (Baldi Rosa, presidente da AEA-PR na época), foi apresentada a ideia à Fenacef, que acolheu a iniciativa e aí nasceu, em 2010, a primeira edição do evento, que hoje é um sucesso”.

A competição continua até o domingo, com disputas acirradas. O encerramento ocorrerá no mesmo dia, às 12h, no salão social do Clube Santa Mônica.

Compartilhe