Na celebração do Dia do Trabalho, APCEF-PR conta histórias inspiradoras de colaboradores
As comemorações da APCEF-PR pelo Dia do Trabalho trazem um reconhecimento especial àqueles que se dedicam em prol da entidade. Neste 1º de maio, as histórias de três colaboradores marcam a data, unindo a sabedoria dos mais experientes com o entusiasmo de recém-chegado. Eles representam a importância dos 145 funcionários da associação, que movem as atividades das sedes e contribuem para o bem-estar dos associados.
Com 35 anos de serviços prestados na Regional Campo Mourão, Valdemir José de Oliveira, o Bidé, é o colaborador mais antigo da APCEF-PR. Bidé lembra como se fosse hoje, quando pediu uma oportunidade na sede local para trabalhar como caseiro, função a qual exerce até o momento. Aos 71 anos, diz que sua trajetória profissional é marcada pelo bom relacionamento e pela determinação.
“Precisava de um emprego e a associação, após uma boa conversa, me deu essa chance. Na sede de Campo Mourão, sou muito bem tratado e trabalho com tranquilidade, o que também me incentiva a continuar. Quando alguém se dedica com fé e coragem ao que faz, não há do que reclamar”, afirma Bidé.
Encontro de gerações
Em Curitiba, a trajetória da gerente de Esportes da associação, Ester Kokubu, que completou 26 anos de casa em abril, é exemplo de resiliência e comprometimento. Chegou em 1999 para organizar a primeira edição dos Jogos Economiários do Paraná (Jepar), como contratada temporária, e não saiu mais. Testemunhou a evolução da entidade e aprendeu a crescer com àquela que se tornou sua segunda casa.
“Quando cheguei à APCEF-PR, o carro chefe era o futebol e tínhamos poucas atividades para mulheres e crianças. Com o passar dos anos, a associação cresceu muito no sentido de melhorias e programação, mas com responsabilidade. Hoje temos opções esportivas para diversas faixas etárias, do tênis ao futevôlei. Fazer parte desse processo, acompanhar as mudanças e ver que o esporte tem sua importância na vida do associado e de sua família me faz pensar que a missão está sendo cumprida.”, conta Ester.
Guilherme Lucas Oliveira, por sua vez, admitido no dia 11 de abril, traz a energia da juventude ao quadro funcional. Após período de estágio no vôlei em 2024, ele aproveitou a vaga no Departamento de Esportes e tornou-se o mais novo funcionário da associação, apostando na ampliação de sua experiência.
“Conclui o curso de Educação Física em março e, no mês passado, fui contratado para trabalhar com a Ester. Hoje fico mais na parte operacional do esporte, oferecendo suporte para eventos da área, locação de quadras e atividades para os associados. Assim, como estagiário, mostrei bom trabalho e cresci profissionalmente, desejo e trabalho para que essa evolução continue agora como contratado”.
O que a Ester tem a dizer a Guilherme e outros que estão chegando à APCEF-PR?
Como dica aos novatos, a gerente de Esprtes destacou que vale a pena trabalhar em uma empresa séria. Também completou, dizendo que os objetivos se conquistam com esforço e “mão na massa”, que a área de esportes exige seriedade, considerando que trata da movimentação das pessoas, e fazer o trabalho com zelo tem suas recompensas.
Neste 1º de maio, a APCEF-PR expressa sua gratidão a todos os seus colaboradores e estende seu reconhecimento aos demais trabalhadores que fazem a diferença na vida das pessoas, entre eles os empregados da Caixa.