21/11/2025 21:13

Novembro Azul: APCEF-PR acende o pisca-alerta aos associados para melhor condução da sua saúde

NovembroAzul_associados.25.1.2.jpg

Para chamar a atenção dos associados, neste Novembro Azul, a APCEF-PR entregou, na entrada da sede de Curitiba, um perfume para aromatizar o carro (spray car). A iniciativa, que ocorreu de 12 a 14 de novembro, buscou incentivar os homens a “dirigir sua saúde com cuidado”, alertando sobre a importância da prevenção não só do câncer de próstata, mas de outras doenças.

A iniciativa da APCEF-PR acionou o alerta para o cenário preocupante na saúde pública: a resistência masculina em buscar ajuda médica de rotina. Dos 15.656 óbitos registrados no Paraná em 2025, 66% foram de homens. Eles morrem mais por doenças dos aparelhos circulatório e digestivo, infecciosas ou parasitárias.

Estudos do Ministério da Saúde apontam que homens têm taxas 40% a 50% mais altas de morte por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) – como câncer, doenças cardiovasculares e diabetes – em relação às mulheres. Essa diferença é explicada por hábitos inadequados, falta de prevenção e, principalmente, por questões culturais e sociais que associam a masculinidade à invulnerabilidade, dificultando a ida ao médico.

O Secretário Estadual da Saúde (Sesa), Beto Preto, reforça o alerta: “Os homens ainda procuram os serviços de saúde apenas em situações extremas, quando o problema já está avançado. Isso aumenta o risco de complicações e de mortalidade por doenças que poderiam ser evitadas ou controladas com diagnóstico precoce.”

Aroma de conscientização

A campanha da APCEF-PR de distribuição de spray car foi recebida com entusiasmo pelos associados, que reconhecem a seriedade do tema e a criatividade da abordagem. Jefferson Cesar Godoy, de 62 anos, destaca que a ação é bem original, trazendo leveza a esse assunto preocupante.

“O câncer de próstata é comum na minha faixa de idade. Por isso, precisamos nos cuidar para ter uma vida longa e com qualidade. Já fiz o exame de toque, é rápido, tranquilo e o profissionalismo do médico facilita tudo”, reforça o associado.

Para o aposentado Orlando Stolf, de 75 anos, a campanha do alerta sobre a saúde do homem é motivadora e diz estar engajado. “Tenho todos os exames em mãos e, no dia 24 de novembro, tenho consulta médica com o urologista”.

O cuidado ao bem-estar masculino, no entanto, inicia antes da maturidade. Gerson Luiz Cardoso Júnior, "Gersinho", de 33 anos, ressalta a importância de monitorar a saúde, porque, caso contrário, não se chega longe. “Tenho dois filhos e, por isso, faço check-up todo ano." Gersinho reconhece que a campanha da APCEF-PR é uma forma "de puxar a orelha" sobre a necessidade da prevenção regular, mesmo na juventude.

Novembroazul_Gersinho.jpeg

O caminho da prevenção

A Sesa reforça as medidas essenciais de prevenção e promoção da qualidade de vida dos homens. Entre elas, estão a prática de atividades físicas, a manutenção de alimentação saudável, o abandono do tabagismo, a redução do consumo de álcool, a monitoração da pressão arterial regularmente, a participação das campanhas de vacinação, a realização de exames periódicos e testes rápidos para ISTs (disponíveis gratuitamente nas UBS e CTAs).

Em caso de urgência, procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa. Em Curitiba, o primeiro atendimento pode ser agendado pelo Aplicativo Saúde Já.

Compartilhe