16/09/2024 20:27

Parque de Carambeí encanta o pessoal do grupo ApéCEF

Caminhada_grupoApECEF_Carambei.24.2.2.jpg

Com jeito de cidadezinha de brinquedo, o cenário repleto de estradas rurais, campos e casas coloniais do Parque Histórico de Carambeí, nos Campos Gerais, encantou o grupo ApéCEF neste sábado (14). Mais de 80 associados caminharam pelo local, considerado um dos maiores museus a céu aberto do país.

A caminhada teve um percurso total de dez quilômetros, que contemplou os principais caminhos da região do parque, inaugurado em 2011 para a celebrar o Centenário da Imigração Holandesa do Paraná. O tempo mais ameno ajudou os participantes a conhecer melhor as estradas e paisagens de Carambeí.

Um passeio pelo tempo


Parte da graça em viajar pelo Paraná com o grupo ApéCEF está em redescobrir lugares já visitados, para ver o que mudou, lembrar de como era antes e se reconectar com os encantos de uma cidade como Carambeí. A associada Ana Mori, que participou da atividade com o filho, Felipe, trouxe também as suas lembranças de antigamente da cidade.

“Quando eu era jovem, muitas vezes precisei viajar para o interior do Paraná e o ônibus costumava passar por aqui. A região está bem diferente do que era antes. A cidade cresceu, mas está bem cuidada, muito bonita”, ressalta a associada. Para Felipe, os dez quilômetros também mostraram que o condicionamento físico segue em dia. “Já vim em outras caminhadas, mas dessa vez conseguimos manter um bom ritmo”.

Caminhada_Carambei_Iriscia.24.jpeg

Uma bela aventura


A caminhada exigiu um nível de condicionamento físico moderado, com subidas que aumentaram o tamanho do desafio, mas de forma alguma impediram a alegria e a confraternização dos associados, que durante todo o percurso demonstraram apreciar a paisagem. Carro de apoio e pontos com distribuição de água ajudaram no trajeto.

Para a associada Íris Celestino da Silva, era preciso caminhar sem perder o registro do caminho. “Apesar de um dia mais nublado, consegui tirar fotos de algumas flores que me chamaram mais atenção. Apesar do cansaço que sempre vem em cada etapa, gostei bastante, são paisagens bem bonitas”.

Um show de sabores


Uma caminhada de dez quilômetros merece uma grande recompensa. Por isso, ao final do percurso pelo Parque Histórico, os associados puderam saborear um delicioso almoço no Restaurante Koffehuis, que combina o cardápio holandês com elementos da culinária indonésia.

Após o almoço, os associados ainda tiveram um momento de visitação ao museu do Parque Histórico, que reproduz as casas coloniais, a estação de trem, a igreja e os locais de trabalho dos primeiros imigrantes holandeses do Paraná.

Confira o álbum de fotos da caminhada (Acesse aqui)

Compartilhe