31/12/2025 17:18

Retrospectiva 2025: APCEF-PR celebra conquistas e projeta melhorias para o próximo ano

Retrospetiva_2025.jpg

A APCEF-PR finaliza 2025 com conquistas obtidas que valorizam os seus associados e contribuem para a defesa dos seus direitos, em especial os empregados da Caixa do Paraná. Como marcos do ano, a entidade celebrou o seu 90º aniversário de fundação e os 40 da paralisação de 1985, datas que relembram vitórias do passado e apontam para avanços do presente e do futuro. Confira os principais fatos que marcaram a associação este ano:


COMPROMISSO COM A REPRESENTATIVIDADE E OS DIREITOS

No âmbito jurídico, a APCEF-PR ingressou com diversas ações em defesa dos direitos dos empregados da Caixa, como a da interrupção que prescreve a indenização por perdas na Funcef e a do adicional por insalubridade causada por Bisfenol, aprovada em assembleia. O destaque ficou por conta do pedido de acordo pela Caixa para a ação do intervalo de descanso para digitação. Com o apoio de assessores jurídicos, a entidade projeta um 2026 com o acompanhamento constante de ações e eventual entrada com novas demandas na Justiça.

Saúde Caixa e paralisação de 1985

A sustentabilidade e a qualidade do Saúde Caixa permaneceram como pautas prioritárias da entidade, no apoio às negociações realizadas este ano. Por meio do Conexão O Colega sobre o tema, a associação reafirmou o objetivo de manter os direitos já adquiridos do plano, buscando melhorias pontuais no serviço oferecido sem maiores custos para os participantes.

Outra edição do Conexão abordou também este ano uma questão histórica: a greve nacional da Caixa em 1985. O ato, que reivindicava jornada de seis horas e o direito à sindicalização aos então economiários, completou 40 anos em 2025. Para celebrar a data, a Fenae, em conjunto com as APCEFs, promoveu homenagem especial à paralisação, que serviu como divisor de águas para a categoria.

Entidade “Pet Friendly”

Uma novidade muito aguardada para quem tem pet chegou à sede social. Em 2025, a entidade permitiu a entrada de animais de estimação, em suas dependências, mediante regras específicas de convivência. A iniciativa, bem recebida pelos associados, poderá ser ampliada no próximo ano.

VANTAGENS DO MARKETING E DOS CONVÊNIOS

Em suas campanhas para angariar novos associados, a APCEF-PR seguiu com visitas às agências, promoções especiais e uma inovação: a roleta de brindes para os empregados da Caixa que formalizassem a sua associação. São estratégias que reforçam a abertura da entidade para o ingresso de novos colegas.

Parcerias
Em 2025, a rede de convênios da associação ganhou um site especial e ampliação de parcerias em diversos setores do mercado para beneficiar o associado. Entre os acordos que geram vantagens, estão instituições de ensino, que oferecem condições especiais de pagamento.

AGENDA SOCIOCULTURAL E ESPORTIVA INTENSA

Eventos sociais


A área sociocultural costuma ser muito agitada e, em 2025, só reforçou as opções de entretenimento e lazer para os associados. A comemoração dos 90 anos, em parceria com o Dia da Mulher, foi histórica. Entre as novidades, esteve o Septemberfest, que celebrou a cultura alemã e o aniversário da Fenae. Também houve muita animação no Baile do Havaí, no Café Dançante, na festa junina e em datas especiais, como o Dia do Aposentado, Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia dos Namorados. A criançada se divertiu muito com as edições da colônia de férias e ampla programação de outubro, que incluía semana de atividades, passeio ciclístico, Festa do Saci e Halloween.
Cultura para todos

A APCEF-PR incentivou o dom artístico dos associados, promovendo aulas e eventos culturais. No balé, violão, teatro e dança de salão, crianças, jovens e adultos demonstraram seu talento em apresentações emocionantes, entre elas Noite Cultural, peças teatrais, espetáculo das bailarinas e visita do Papai Noel.

Esporte, pódios e bem-estar

Em 2025, os atletas da APCEF-PR foram motivo de orgulho para os associados. O grande destaque foi o bicampeonato dos Jogos Fenae+, destinados a competidores com idade a partir de 55 anos, que foi disputado em São Luís (MA). A conquista, se une a outros pódios galgados pelos atletas, como o terceiro lugar nos Jogos do Sul, Sudeste e Distrito Federal. Internamente, a Festa do Esporte ganhou novo formato e premiou atletas de oito modalidades, reunindo mais de 300 pessoas em uma noite de confraternização. Do vôlei e futebol soçaite, passando pelo carteado, sinuca, até o tênis, competições movimentaram centenas de associados. A academia da sede social também realizou projetos de qualidade de vida, como o APCEF-PR Na Medida e os aulões temáticos.

PATRIMÔNIO E PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS

Viveiro de mudas e Futuro Sustentável

Em 2025, preservar a natureza também significou ser solidário. O projeto Viveiro de Mudas, idealizado pelo diretor Clayton José Santos, em parceria com o ambientalista Orlando Stolf, novamente produziu milhares de arvorezinhas que foram trocadas por toneladas de alimentos não perecíveis. Quem ganhou refeições mais nutritivas foram crianças e adolescentes da Obra Social Santo Aníbal (Ossa).

A instituição também faz parte de outro projeto, criado este ano por meio da parceria da APCEF-PR com o Espaço Ampliar e ONG Moradia e Cidadania, com apoio da Fenae. Batizado de Futuro Sustentável, a proposta é oferecer reforço escolar em matemática e redação, aulas de teatro e rodas de conversas com mulheres da comunidade, visando abrir a porta profissional para jovens em situação de vulnerabilidade.

Obras e novidades para 2026

Para encerrar a retrospectiva, a APCEF-PR aborda o crescimento de seu patrimônio, que recebeu mais melhorias este ano. Em Curitiba, as grandes realizações foram a construção do Espaço Gourmet 14, o paisagismo, com pequenos jardins plantados em diversos cantos, e a cobertura do playground.

Em Porto Rico, o novo sistema de automatização facilitou o acesso dos associados às dependências da sede, proporcionando mais segurança e redução de custos. Em Caiobá, a arborização, a instalação de placa com o nome da sede e construção de churrasqueira fizeram parte das melhorias. No caso das regionais, elas receberam apoio financeiro em situações emergenciais e necessários, revitalizando espaços e sistemas. É caso de Ponta Grossa, Cascavel e Londrina.

Para 2026, há uma novidade em construção. É o projeto de um espaço voltado a crianças e adolescentes, que trará ainda mais diversão e conforto para essa faixa etária.

Confira no Instagram da APCEF-PR o Conexão O Colega desses eventos e realizações de 2025.

Compartilhe