Show de dupla sertaneja no Palco Aberto incentiva participação no Talentos Fenae
Para este mês de setembro, o Palco Aberto recebeu a dupla Vilmar Smidarle e Samuel Santos, que agitou a lanchonete da sede social de Curitiba com o estilo sertanejo raiz. O publico prestigiou a apresentação e cantou junto sucessos de Almir Sater, Tônico e Tinoco, Tião Carreiro e outros nomes da moda caipira.
A boa receptividade do show, realizado no dia 2 de setembro, motivou a dupla a se inscrever no Talentos Fenae, na categoria Música, e participar da seletiva estadual do concurso. “Participar do Palco foi uma experiência fantástica e sentimos que o público gostou do show. Nosso objetivo principal no Talentos é aproveitar o momento para nos divertir, tocando e cantando e, também, alegrar as pessoas que forem nos assistir”, avalia Vilmar Smidarle.
A dupla foi formada uma semana antes da apresentação, mas a promessa de cantarem juntos é de alguns anos atrás. “Conheci o Vilmar na Caixa em 2013 e soube que ele tocava violão. Dois anos depois, em uma conversa, ficamos de um dia tocar uma música juntos, já que escuto canções sertanejas desde a infância. Então, quando ele me convidou, aceitei prontamente e a experiência foi muito boa”, conta Samuel.
Quem são os cantores
Ex-presidente da APCEF-PR e aposentado da Caixa, Vilmar Smidarle define-se como um músico amador, mas que gosta, com sua voz e viola, animar os colegas nas redes sociais. O interesse pelo sertanejo raiz começou muito cedo para ele, que nasceu e foi criado na roça. Segundo o músico, até seus 15 anos, eram essas canções que ouvia no rádio, as quais marcaram sua essência e memória afetiva.
Começou a tocar os primeiros acordes de violão no seminário, onde estudou o ensino médio e teve um ano de iniciação musical. Depois, ganhou esse instrumento do pai e continuou aprendendo com as antigas revistas de música, Violão e Guitarra. Há dois anos, já aposentado, comprou uma viola e está aprendendo a tocar com cursos disponíveis no Youtube. “Este hobby de tocar e cantar me ajudaram muito na vida”, destaca Vilmar.
Samuel Santos é gerente geral da agência Morretes da Caixa e associado à APCEF-PR. Assim como o colega, foi criado na zona rural e a música sertaneja, em sua opinião, retrata a vida que se leva nos sertões. “Por esse motivo, desde que comecei a aprender violão, com 8 anos de idade, sempre escutei esse ritmo e fui influenciado por ele”, ressalta. Para o empregado da Caixa, a música hoje é um hobby, que utiliza para trazer alegria para seus dias e demais pessoas, especialmente em confraternizações.
Palco aberto para novos talentos
Novidade no calendário de eventos da APCEF-PR, o Palco Aberto tem como proposta promover a apresentação de músico associado na primeira sexta-feira de cada mês, para descobrir artistas empregados da Caixa que queiram participar do Talentos Fenae. “A ideia da iniciativa é que tenhamos um espaço permanente e democrático, no qual os sócios que tiverem talentos artísticos possam se apresentar, trocar experiências e proporcionar entretenimento ao público”, explica Marcio Deflon, coordenador Sociocultural da APCEF-PR.
Após a apresentação de Vilmar Smidarle e Samuel Santos, Deflon continuou embalando o público com pop rock nacional. Para incentivar os colegas, ele foi o primeiro a se apresentar no Palco Aberto, no início de agosto. O músico já se classificou no Talentos Fenae, no qual também se inscreveu este ano na modalidade Interpretação. A seletiva do Paraná do concurso está agendada para o dia 19 de novembro, na sede social.
Mesmo que as inscrições para o Talentos tenham se encerrado, Marcio Deflon avisa que o Palco Aberto continuará recebendo músicos associados. Se tiver interesse, entre em contato com ele, pelo whatsapp (41) 99624-0007.