Sócios mirins estão marcando presença na Taça UTP de futebol soçaite
A garotada de futebol soçaite da APCEF-PR e de outras escolinhas fizeram a bola rolar na quadra de grama sintética da sede social no dia 25 de junho. As partidas fizeram parte de rodada da primeira fase da Taça UTP (Universidade Tuiuti do Paraná), que reúne equipes da categoria sub-9 a sub-15.
Até o momento, os times da associação participaram de 20 jogos em todas as categorias, dos quais ganhou 9, empatou 6 e perdeu 5. “Tivemos 55% de aproveitamento dos pontos. Além de termos boas chances de chegar à final em diversas categorias, essa é a hora dos alunos colocarem em prática todo o conteúdo desenvolvido nos treinos e aprender a lidar com as emoções, como ansiedade e nervosismo, e fatores externos, como torcida e adversários”, avalia o professor da escolinha ministrada na APCEF-PR, Rodrigo dos Santos.
O destaque é Vinicius Franklin, de 9 anos, que é artilheiro invicto da categoria sub-9, com a marca de 7 gols. O seu desempenho é reconhecido não apenas na competição, mas em casa também. “A gente nota que o Vinicius faz a diferença em campo e, quando sai, até os jogadores do sub-11 e sub-13 o aplaudem. Na rotina diária, também melhorou muito no sentido de cooperação, disciplina, responsabilidade e comprometimento”, destaca o pai do artilheiro, Adair Franklin. Segundo ele, o estímulo ao filho, que fica várias horas com a bola no pé em casa, se deve também à estrutura da associação e ao professor.

Luís Felipe Valério, 13 anos, do sub-15, disse que seu time está se entrosando e indo bem na Taça UTP – ganhou três partidas e perdeu duas. Aluno de futsal da associação desde os 6 anos, o meio de campo acha ótimo ter uma quadra de sintético para os sócios mirins treinarem. Na opinião de Luís Felipe, o futebol faz bem à saúde física e mental. “Mesmo sendo uma brincadeira de campo, a atividade desestressa bastante e ameniza os problemas”, destaca.

Também participam da competição as escolas Furacão Boa Vista, Furacão Bairro Alto, Furacão Rodovia da Uva, Furacão Uberaba e Futebol Rodia, Projeto Social Vila Nova e Paraná Clube Colombo. Nesta primeira rodada do evento, há mais dois jogos previstos -, nos dias 16 e 23 de julho. As quartas, semifinal e final acontecerão em agosto.

