21/08/2017 14:37

Talentos Fenae/Apcef: definidos representantes do PR para a categoria Música da etapa nacional

undefined

O palco do restaurante da sede social, em Curitiba, se transformou em um espaço de mostra do dom musical de paranaenses no domingo (20 de agosto). Sócios se apresentaram na seletiva estadual de música do Talentos Fenae/Apcef, modalidades intepretação e composição. A maioria contou um pouco de sua história e veia artística diante do público e do júri técnico, que ajudou a definir os dois representantes da APCEF-PR para a etapa nacional.

Josué Barbosa da Silva Júnior, que tocou a música “Somewhere only we know” no violino, foi o vencedor em Interpretação. O segundo e o terceiro lugar ficaram para Márcio Liparotti Deflon, que interpretou duas músicas nacionais de sucesso. Na modalidade composição, Sidnei Bavati Fraga classificou-se em primeiro, com a letra de “Chuva no rosto”. Rodrigues Fernandes Pimenta foi o segundo colocado, enquanto Márcio Liparotti Deflon, o terceiro.

O primeiro a se apresentar foi Josué, que é de Maringá no Noroeste do estado. Por tocar um instrumento mais clássico, ele diz ter escolhido uma canção bem conhecida. “É uma música bonita que atinge várias classes”. Josué contou que é de uma família de músicos e, desde os 10 anos, toca violino. Já participou de festivais, como parte de orquestra, em Londrina e sua cidade, entre eles o Femucic (Festival de Música Cidade Canção). Aos finais de semana, ele toca em casamentos e jantares com a equipe do Música Celebra, do qual é o organizador.

Depois, Marcio Liparotti Deflon, que já representou o Paraná no Música Fenae em diversas edições, cantou “O bêbado e o equilibrista”, de João Bosco e Aldir Blanc, lembrando que a canção foi um hino do Brasil na época da ditadura. Na sequência, o vocalista do grupo Café no Canto interpretou “Assim caminha a humanidade”, de Lulu Santos. Como parte de sua participação, Deflon entoou ainda “Ano novo” na categoria Composição, cuja melodia é de Ednilson Estevam da Silva. “A inspiração para escrever a letra veio do primeiro dia de ano, em que estava de férias e fui correr na praia. Vi aquelas oferendas de Iemanjá e pensei na esperança de um ano de renovação”, contou o músico.

Também como compositor, Rodrigo Fernandes Pimenta, de Londrina, apresentou, com voz e violão, “Um momento para sempre”. Casado há três anos, Rodrigo conta que compôs a música para sua esposa. “Foi uma homenagem para nós, pelo momento que estávamos vivendo”.  Aos 29 anos, ele compõe desde os 19 e começou a tocar há um ano em bares de Londrina, restaurantes e clubes. O último candidato da seletiva foi Sidnei Bavati Fraga, de Marialva, que exibiu a composição de “Chuva no rosto” em um vídeo.

Avaliação – Cada participante recebeu nota de 1 a 10 do júri técnico, formado por três profissionais da área musical. “É louvável a atitude dos candidatos de participarem de um evento como esse, independentemente de seu dia a dia, mostrando uma veia artística. Só por sua participação, já os diferencia dos outros”, comenta a maestrina Simone Santos, que é regente do coral da APCEF-PR e professora de música. Também fizeram parte do júri Rolf Michel, pianista, músico e proprietário da Academia de Música Trilhas, e Mauro Abati, cantor, guitarrista e ensaiador de voz.

Resultado – Na divulgação do resultado, os diretores Silvana da Luz Pabis e Victor Esteche falaram um pouco sobre o sentido da música e as apresentações. “Em um mundo digital, precisamos dessa interação musical, como o músico que fez a letra para a esposa e a exibição do violino, um instrumento clássico”, comentou Silvana. “É uma alegria ver colegas da Caixa mostrando esse lado artístico”, completou Victor.

Após a soma da nota dos jurados com a nota do júri popular, Izabel Perin, responsável pela organização dos eventos na APCEF-PR, divulgou o resultado. Cada participante recebeu troféu, entregue também pelo presidente da associação, Vilmar Smidarle. Ao final, ele destacou que a etapa nacional será realizada em Curitiba, no mês de dezembro (6 a 8), quando haverá um grande show na Live (antigo Curitiba Master Hall).

No almoço do Seja Chef por um dia, realizado na sequência, Josué, Márcio e Rodrigo mostraram um pouco mais de seu talento. Enquanto o público saboreava pratos típicos de Minas, eles cantaram e tocaram sucessos de músicos nacionais e internacionais.

Confira o álbum completo de fotos da etapa estadual do Talentos Fenae/Apcef em Curitiba

Compartilhe