18/12/2025 14:23

Tênis de campo comemora 430 partidas realizadas em 2025

Balancotenis_anode2025.1.jpg

O tênis de campo da APCEF-PR fechou 2025 com grandes resultados, muita confraternização e, principalmente, jogadas de alto nível técnico. Só, neste ano, a entidade mobilizou 110 jogadores, que participaram de seis torneios, entre formatos simples e de duplas. Mais do que as medalhas conquistadas nas quadras de saibro da sede de Curitiba, o que fica para 2026 é o clima de amizade e desenvolvimento da modalidade entre diversas idades.

Ao todo, os tenistas associados disputaram 430 partidas, das quais 275 nos torneios e outras 155 no sistema de desafios, em que os atletas buscaram um melhor posicionamento no ranking anual. Os competidores se dividiram entre as categorias feminina, D, C, B e A. O coordenador da modalidade, Caê Tavares, ressalta que algumas novidades implementadas em 2025 trouxeram mais competitividade para a modalidade.

“Observamos um crescimento notável na quantidade de tenistas que participam regularmente das competições, chegando a ter mais de 100 participantes durante a temporada. Um dos segredos foi a criação dos rankings internos, com torneios e desafios que acumulavam pontos, o que incentivou os tenistas a jogarem mais. Para além das quadras, fortalecemos laços de amizade, pois acreditamos que o mais importante é promover o esporte e a integração entre as pessoas”, afirmou Caê.

Para o próximo ano, o coordenador projeta uma continuidade do que funcionou nesta temporada, além de buscar integração com tenistas de outras entidades e clubes de Curitiba e região. “Queremos continuar e trazer novas regras para o ranking, promover minitorneios entre atletas da APCEF-PR e de outras associações, clubes e locais que praticam tênis”, comenta o coordenador.

Os melhores de 2025

Ao final de todos as competições, a Coordenação de Tênis da APCEF-PR divulgou o top 10 de todas categorias do ranking anual da modalidade. Os primeiros colocados de cada uma foram, respectivamente: Rafael Zanini (A), Reginaldo Dalprá (B), Thiago Muniz (C), João Rissato (D) e Lúcia Nakashita (categoria feminina).

O ambiente familiar, que é característico do tênis na entidade, produz mais do que uma boa confraternização, gera também bons resultados na quadra. Rafael Zanini, tenista melhor classificado na categoria A, tem a honra de dividir o top 10 com o pai, Alessandro, que terminou no nono lugar. Para ele, tanto o seu desempenho individual quanto em duplas são motivos de orgulho.

“Consegui manter uma boa regularidade nas competições, com dois títulos e dois vices em torneios simples e chegar em semifinais nas duplas em duas ocasiões, jogando com meu pai. Na quadra, tudo isso foi muito positivo, mas o tênis não se resume aos resultados. O clima de confraternização entre as famílias traz um ambiente saudável, de amizade e respeito”, pontua Rafael.

Lúcia Nakashita, que obteve a primeira posição no ranking geral da categoria feminina, reforça a importância de, ao mesmo tempo, aperfeiçoar o jogo sem esquecer dos laços que o tênis ajudou a formar em 2025. “Eu sempre conferia, a cada torneio, como estava o ranking e isso me animava e fazia buscar sempre o meu melhor jogo. Mas o que realmente me motivou durante o ano todo foi poder conhecer colegas que não vemos no dia a dia, porém, por causa do tênis, fizemos amizade entre famílias”, explica Lúcia.

Confira o Top 10 do tênis de campo da APCEF-PR em cada categoria:

Categoria D

1.  João Rissato
2.  Antonio Entraut
3.  Marcos Burgardt
4.  Bruno Beraldo
5.  Jonatas Sousa
6.  Raphael Kraft
7.  Geraldo Baggio
8.  Jacir Pereira
9.  Gésilo Scalco
10. Eder Rech

Categoria Feminina

1.  Lucia Nakashita
2.  Elenir Rissato
3.  Elaine Venâncio
4.  Carla Nascimento
5.  Aldeline Cordeiro
6.  Giliane Gessi
7.  Luísa Brey
8.  Fernanda Raes
9.  Celia Blum
10. Giovanna Assink

Categoria C

1.  Thiago Muniz
2.  Luciano Azevedo
3.  Marcio Oliveira
4.  Maiara Bernal
5.  José Ruggieri
6.  Fabiula Genero
7.  Rafael Gatti
8.  Evandro Pilla
9.  Thiago Grisalti
10. Roberto Santos

Categoria B
1.  Reginaldo Dalpra
2.  Diogo Patrício
3.  Renato Moraes
4.  Hélio Romão
5.  Felipe Tavares
6.  Paulo Ferreira
7.  Isael Santos
8.  Ricardo Morais
9.  Jamer Baquetti
10. Leandro D'Amico

Categoria A

1.  Rafael Zanini
2.  Jaime Sens
3.  Diego Azevedo
4.  Genaro Cesar
5.  Caê Tavares
6.  Luciano Nakashita
7.  Leandro Amaral
8.  Marcos Corbani
9.  Alessandro Zanini
10. Thiago Filipi

Compartilhe