Torneio de Tênis Individual termina com premiação dos vencedores e celebração do esporte
Com 66 inscritos, cinco categorias e jogadas de alto nível, o Torneio de Tênis de Campo Individual terminou neste sábado (28), nas quadras da sede de Curitiba da APCEF-PR. As disputas, realizadas nas categorias masculinas, mistas e feminina, desde o dia 14 de junho, premiaram os dois mais bem colocados em cada uma e valorizaram o talento dos participantes.
Na masculina A, o campeão foi Genaro Cesar, após uma vitória por 2 sets a 1 contra Rafael Zanini. Na masculina B, o título ficou com Hélio Romão Júnior, que conquistou o troféu com um placar de 2 sets a 0 sobre Felipe Tavares.
O sábado ainda reservou outras duas finais. Na categoria C mista, Luciano Azevedo foi o vencedor após a decisão contra Rafael Moreira, em que venceu por 2 sets a 1. Já na D mista, o primeiro lugar ficou com Raphael Kraft, que conquistou o troféu após uma vitória de 2 sets a 0 sobre Marcos Burgardt.
A final feminina, realizada na quarta-feira (25), consagrou Lúcia Nakashita como a grande campeã da categoria. Ela venceu Elenir Rissato pelo placar de 2 sets a 0.
Os segredos do sucesso
O campeão da categoria masculina A, Genaro César, chegou o primeiro lugar do ranking anual da modalidade, com o título do torneio. Para ele, no entanto, os adversários não eram somente os colegas de APCEF-PR: o clima de Curitiba foi um obstáculo a mais no caminho. "O tempo frio e chuvoso acabam deixando a quadra muito pesada. Mesmo assim, consegui me superar e conquistar o título e a liderança do ranking, o que me deixa muito feliz", comenta Genaro.
Mais do que uma modalidade competitiva, o tênis também é uma atividade que valoriza a saúde e o bem-estar de quem a pratica. Para Lúcia Nakashita, campeã da categoria feminina do torneio, o esporte é um exercício físico e mental. “Boa saúde é fundamental para jogar, assim como o próprio jogo me ajuda a ser saudável. Esse troféu só mostra que devo continuar trabalhando firme e forte para continuar a ter ambos”, completa Lúcia.
Para Hélio Romão Júnior, grande vencedor da categoria masculina B, o troféu simboliza uma recuperação física que, somada à dedicação do atleta, resultou em título. “O torneio foi meu retorno às quadras, após duas cirurgias. Só isso já seria uma vitória para mim, pois o que realmente me marcou foi a sensação de jogar novamente e sentir a energia do esporte. O tênis é minha válvula de escape e uma forma de cuidar da saúde mental. Agradeço à APCEF-PR e a minha mulher, Jaqueline, que está sempre do meu lado”, conta Hélio.
Na visão de Luciano Azevedo, campeão da categoria mista C, a conquista é o fruto de inspirações e desafios, dentro e fora de quadra. “Inspirado por meu filho, Diogo, comecei a praticar o tênis e entendi que é modalidade de desafios, tanto físicos quanto mentais. Por isso, chegar a uma final e sair dela com um troféu é muito mais do que uma vitória, é o resultado de um equilíbrio que consigo manter aos 61 anos”, ressalta Luciano.