04/09/2019 18:05

Cuidados com a saúde bucal auxiliam no combate a doenças

SaudeBucal_doencas.19.2.jpg

Manter uma rotina saudável com alimentação e exercícios físicos é uma das recomendações básicas para auxiliar no correto funcionamento do corpo. O que se esquece, muitas vezes, é incluir nesses cuidados atenção à saúde bucal, que não se restringe à questão estética dos dentes.

Um problema na boca pode facilitar a proliferação de bactérias para outros órgãos, desencadeando alterações digestivas, imunológicas e até cardíacas. Estudos na área odontológica relacionam manifestações bucais a distúrbios de saúde, como diabetes, cardiovasculares e câncer.

Segundo a dentista Izabel Valenza, muitas vezes as manifestações aparecem antes mesmo de sintomas mais característicos. “Por isso, o reconhecimento delas poderá propiciar o diagnóstico precoce”, observa a especialista, que é conveniada ao Saúde Caixa.

Prevenção
Para prevenir doenças e manter um sorriso saudável, além de cuidados diários, como escovar os dentes após as refeições e usar fio dental, realizar uma limpeza com cirurgião-dentista a cada seis meses, chamada de profilaxia, é essencial.

“O tempo entre cada uma delas vai depender muito do cuidado que cada paciente tem com a higiene bucal diária”, ressalta Izabel. Entre os benefícios da profilaxia, estão o bloqueio contra o acúmulo do tártaro nos dentes e o sangramento da gengiva.

Para esclarecer dúvidas, converse com a Dra. Isabel Valenza, da Clínica Ortoestética.
Telefone: (41) 99718-1948/(41) 3243-2620

 

 

Compartilhe