28/08/2019 19:40

Dia do Bancário é comemorado com contínua defesa de direitos

DiaBancario_comemoradata.19.3.jpeg

Nesta quarta-feira (28 de agosto), comemora-se o Dia do Bancário, em um cenário de mudanças e incertezas no Brasil. A data se tornou marco, depois da paralisação de 69 dias da categoria, no dia 28 de agosto de 1951, com a reivindicação de reajuste salarial e melhores condições de trabalho. Só foi transformada em lei no ano de 1964.

Após 55 anos de sua oficialização, o Dia do Bancário celebra o fato da categoria ser uma das mais organizadas do país. Em sua trajetória, soma batalhas e conquistas, entre elas a jornada de seis horas, descanso aos sábados e licença maternidade e paternidade ampliadas.

Hoje a defesa dos direitos dos bancários continua. Na Caixa Econômica Federal, os desafios são a manutenção do plano de saúde dos empregados, a revisão do equacionamento e outras questões da Funcef e a continuidade do banco como público.

“Parabenizamos a todos os bancários por sua dedicação e comprometimento profissional. Nosso reconhecimento especial aos empregados da Caixa, pelo trabalho árduo na construção de uma história com lutas e
realizações, buscando sempre manter o papel do banco como social e importante para a sociedade brasileira”, afirma o presidente da APCEF-PR, Vilmar Smidarle.

Em benefício aos colegas da Caixa, a APCEF-PR oferece uma estrutura com 20 sedes em quase todo estado. Além da defesa dos direitos da categoria, promove atividades esportivas e socioculturais o ano todo, prezando sempre por melhores condições de qualidade de vida de seus associados.

 

Compartilhe