22/07/2019 00:09

Festival Gastronômico teve sabor de reunião de família e amigos

FestivalGastro_abre19.3.1.jpg

Em sua 11ª edição, o Festival Gastronômico teve números representativos: 383 refeições de alcatrão, eisbein, yakissoba e feijoada, quase 500 sobremesas, cerca de 200 litros de chope e público de aproximadamente mil pessoas. A satisfação e a interação de famílias e grupos de colegas, no entanto, ultrapassaram qualquer expectativa do evento, realizado no sábado (20 de julho), com direito a sol em pleno inverno.

Estreante no festival, Vanessa Calderón, da agência Nova Órleans, aproveitou o evento e o tempo bom para reunir a família. “Pedimos um prato de cada e achávamos que teriam filas para pegá-los, mas foi tudo rápido e organizado, além de gostoso. Foi muito bom também trazer a Vitória (sobrinha de 1 ano) para sair em um dia de sol”, comentou a associada, que estava acompanhada também do marido, pais, irmã e cunhado.

No restaurante, Walter Ogawa e a esposa Elaine se reuniram com colegas da agência Barão do Cerro Azul. Para prestigiar o amigo Osvaldo Fugii, responsável pelo yakissoba, e saborear a alcatra, comprada pela esposa, ele fez uma combinação nipo-brasileira. “Estava muito bom”, avaliou o associado, participante das edições do festival. Segundo ele, além da diversidade de pratos, a possibilidade de rever os amigos e o ambiente são grandes atrativos.

FestivalGastro_abre.19.jpg

O superintendente de Curitiba Oeste da Caixa, Renato Scalabrin, concorda com Walter sobre o evento ser a oportunidade de estreitar laços de amizade, considerando um bom ingrediente para aperfeiçoar a saúde. “Em um momento de necessidade de entrega de resultados, é importante que os sócios empregados da Caixa tenham um ambiente favorável para o fortalecimento da saúde física, mental e em outros aspectos”, observou o superintendente, que trouxe seu filho, Isaac Scalabrin, para almoçar e conhecer mais a sede social.

Para o presidente da APCEF-PR, Vilmar Smidarle, os números do festival foram bastante positivos, mas o mais importante foi a presença de várias famílias com crianças na associação. “Recebemos muitas famílias, especialmente de empregados da Caixa, e fomos abençoados com um dia maravilhoso. O ambiente também estava bem organizado e agradável, proporcionado por um verdadeiro trabalho em equipe”, destacou o presidente.

FestivalGastro_abre19.5.jpg

Cardápio selecionado
Mais uma vez, a alcatra foi a campeã de preferência, com 177 filés vendidos. “Cada pedaço tem em média 1,2 quilo e o tempero é especialmente preparado”, observou o diretor João Maria do Nascimento, justificando a posição do prato sob sua responsabilidade e equipe. Neste ano, o yakissoba ficou com a vice-liderança entre os favoritos, somando 80 porções. Osvaldo Fugii, que tem um restaurante no Mercado Municipal há 16 anos, explica que o prato é completo e nutritivo, pois, além do macarrão, tem carne bovina, frango e legumes. A cereja do bolo, porém, é o molho, cujos ingredientes vão de suã de suíno, cebola a shoyo e açúcar.

Outro destaque foi o eisbein (joelho de porco), iguaria típica alemã, que continua no pódio dos mais procurados. “Quem fez o eisbein? Gostei do tempero, estava douradinho e crocante”, avaliou Tania Calderón, mãe da associada Vanessa. O autor do prato foi o Chef Moisés Theodoro, que confessa que o segredinho é o tempo de preparo. Segundo ele, o eisbein, já defumado, ficou 24 horas marinando em temperos, para depois ser assado e servido com chucrutes e salsichão. A feijoada, do Sid e Wande Eventos, também encheu os olhos dos associados, já que, além do sabor, veio com torresmo, laranja e outros acompanhamentos típicos.

Eisbein2.jpg

Novidade desta edição, o cannoli caiu no gosto do público. “Foi o melhor cannoli que já comi, divino”, afirmou a sócia Nadia Castro. A padaria Tere Nogueira vendeu várias unidades da sobremesa, em quatro versões, além de bolachas de castanha, brownie e outros doces. Quem queria mais opções de bolachas, pôde provar os sabores da fábrica Vitória, de Toledo. Para acompanhar os pratos, foi servido chope, sendo o de pilsen o mais procurado. “O chope harmoniza muito bem com comida”, observou o proprietário da Seven Beer, Alexandro Lourenço.

Cannoli.2.jpg

A variedade de pratos agradou inclusive quem tem restrição alimentar. Rodney Trevisan, da Gilie/CT da Caixa, que fez cirurgia bariátrica, encontrou opção de carne e saladas. Para ele, além do cardápio, o encontro de colegas e o ambiente agradável são fundamentais. Em sua mesa, estava o colega Marcos Augusto Azevedo e a esposa Nédia, que participaram pela primeira vez do evento. “Sou celíaca e tive opções para comer. Compramos convites com antecedência e encontramos mesa facilmente. Vamos voltar no próximo ano”, concluiu a sócia.

Rodney_colegas2.jpg

Acesse
o álbum completo de fotos

 

 

Compartilhe