20/12/2021 17:57

Jogos da Fenae 2022: APCEF-PR acelera preparação e abre espaço para novos talentos

Basquete_JogosFenaeprevia.21.2.jpg

Com os Jogos da Fenae programados para 2022, atletas da APCEF-PR treinam em ritmo acelerado, especialmente os de modalidades coletivas. A preparação para o evento segue um projeto esportivo, que tem como principal objetivo compor a delegação mais forte da história do Paraná no evento e trazer o troféu de bicampeão - o primeiro foi conquistado em 1994, em Curitiba.

“A preparação para os Jogos está a todo vapor e seguimos o projeto de forma intensa, para alcançarmos nossa meta. Fizemos vários treinamentos nos últimos meses, principalmente de esportes coletivos, porque são eles que irão compor a primeira fase da competição em junho. Encerramos o calendário neste final de ano, mas já retornamos em janeiro. Ainda não temos a data da convocação final, mas até lá faremos três treinamentos com os atletas”, resume o diretor de Esportes da APCEF-PR, Thiago Mendes.

Iniciados há quase três meses, os treinos preparatórios envolveram equipes de vôlei feminino e masculino, futebol soçaite (livre e master), futsal feminino e masculino e basquete. Boa parte dos jogos reuniu atletas de Curitiba e interior – e alguns ocorreram fora da capital. Os times também reforçaram a preparação, com a presença em torneios regionais.

Para chegar ao topo do pódio nos Jogos da Fenae, Mendes explica que, além do preparo dos competidores, a APCEF-PR investe na produção de vídeos e um hotsite sobre sua participação no evento. Segundo ele, ainda há tempo de integrar a delegação paranaense, inclusive em modalidades, como basquete, natação, atletismo (pista), canastra, damas, xadrez e sinuca. “Se você é colega da Caixa e atleta, venha treinar com a gente”, convida o diretor.

Em 2022, os Jogos da Fenae acontecerão em duas fases, com novo formato. A primeira está marcada para o período de 16 a 19 de junho, em Brasília, quando serão disputadas as modalidades coletivas, tênis de campo e vôlei de praia. Na segunda fase, participam representantes melhores classificados de nove estados na etapa inicial, atletas de modalidades individuais, além do de futebol supermaster acima de 55 anos e o vôlei feminino 50+. A etapa está prevista para novembro.

Atleta, há espaço para você

No basquete, novos atletas serão muito bem-vindos, independentemente de peso, idade ou altura, destaca o coordenador da modalidade, Igor Barboni. “Para integrar o time, basta ter vontade, aptidão para as partidas, treinar para entendermos o perfil do colega e encontrarmos sua função”. O coordenador observa que, recentemente, a postura do basquete na associação mudou, com a abertura da escola da modalidade e desenvolvimento motor, destinada a alunos de 3 anos até jovens, sendo uma aposta no bem-estar dessa geração e no trabalho de base. Segundo Barboni, a participação do time do Paraná em torneios locais é outra estratégia para ganhar ritmo de jogo e entrosamento.

Reestruturar a equipe e torná-la mais completa, com nadadores das categorias absoluto e master, é a meta do pessoal da natação. A coordenadora da modalidade, Mariana de Castro e Silva, conta que o fechamento das piscinas durante a pandemia prejudicou os nadadores e agora estão voltando a participar de competições, inclusive o Master no próximo ano com diversas faixas etárias. Quem quiser integrar a equipe, segundo Mariana, precisa saber a técnica dos estilos (costas, peito, borboleta e livre) e ter resistência para completar as provas de 50 m, mesmo que não tenha participado de torneios.

Outra modalidade em fase de reformulação do grupo é o atletismo, categoria pista (200 m, 400 m, 1.500 m, revezamento 4 x 100 m e salto em distância). A coordenadora da modalidade, Luana de Barros Santos, diz que a expectativa para a competição é descobrir novos talentos, compor a equipe e se classificar entre os primeiros na pontuação final. Para fazer parte do grupo, Luana diz que é preciso ter vontade, disposição e alegria, recomendando a participação de atletas de outras modalidades, como ocorreu com ela. “Faço parte da delegação dos Jogos há 11 anos. Comecei no tênis de mesa, depois na natação e, nas últimas edições, fiz parte do revezamento. Passei a vivenciar o evento, conhecer colegas de outros estados e não quis sair mais”, conclui Luana.

Além dos esportes coletivos, natação, atletismo de pista, nos Jogos da Fenae, serão disputados tênis de campo, corrida de rua, tênis de mesa, canastra, damas, xadrez e sinuca.

Se você é empregado da Caixa e gosta de praticar um desses esportes, entre em contato com o Departamento de Esportes, pelo whatsapp 98739-8197.

 

 

Compartilhe