11/01/2022 23:07

Mesmo com adversidades, Caixa celebra 161 anos como um banco forte, avalia presidente da APCEF-PR

Caixa_niver161anos.22.2.jpg

A Caixa Econômica Federal foi fundada em 12 de janeiro de 1861, por Dom Pedro II, que assinou o Decreto 2723, criando a Caixa Econômica e Monte de Socorro. Seu objetivo era incentivar a poupança e conceder empréstimos para combater outras instituições que concediam empréstimos, mas cobravam juros extorsivos e não davam garantia. Os escravos poupavam para depois comprar suas cartas de alforria. Na sequência, começou a operar o penhor.

Desde então, a Caixa acompanhou o desenvolvimento e as transformações do Brasil. Ao longo da história, tornou-se o banco da poupança, maior agente financeiro captador do sistema financeiro do país; da habitação, maior agente financiador de imóveis, da infraestrutura e do saneamento; de políticas publicas na área social delegadas pelo governo federal; de jogos oficiais e único agente de empréstimo sob penhor, entre outras atribuições.

Em diversos governos brasileiros, a Caixa tem sido constantemente alvo de propostas indecorosas de privatização e, no atual, não é diferente. Devido à rejeição quase unânime por parte dos parlamentares de projetos apresentados na Câmara Federal e no Senado, considerando a importância da Caixa para a população, a estratégia deste governo é de tentar enfraquecê-la, tirando operações e gestão de algumas atribuições, para satisfazer a gana dos banqueiros privados que prezam mais o lucro do que seus clientes.

Ao comemorar 161 anos de existência, apesar das adversidades e desmandos, a Caixa é considerada uma das instituições mais fortes e abrangentes do país, com capilaridade de atendimento em todos os rincões brasileiros.

Queremos, nesta oportunidade, ressaltar que a Caixa sobrevive graças ao profissionalismo de seus colaboradores que não medem esforços para que se perpetue. Até mesmo durante a pandemia, os empregados não mediram esforços, colocando a própria vida em risco, para amenizar o sofrimento daqueles que mais precisam, o povo de baixa ou sem renda.

É gratificante falar dessa instituição que faz a diferença na vida dos brasileiros e de seus gloriosos empregados, aos quais rendemos as nossas homenagens.
                                                                                                                

 

                                                                                                              Jesse Krieger, presidente da APCEF-PR

 

Compartilhe