22/11/2021 19:29

Momento para relaxar e fortalecer relacionamentos marcam caminhada para Morretes

Caminhada_Morretespos.21.3.3.jpg

Em um cenário de beleza natural e histórica, o grupo ApéCEF aproveitou duas edições da caminhada em Morretes neste mês de novembro. O lugar foi ideal para aliviar o estresse, reforçar a atividade física e fortalecer relacionamentos, alguns dos pontos altos da programação indicados pelos participantes.

Devido à limitação de público da pousada Hakuna Matata, QG do evento, ocorreu uma edição da caminhada no dia 6 e outra no dia 20 deste mês. Cada um deles tinha público de cerca de 60 pessoas. Mesmo com a formação de dois pelotões, associados aprovaram a escolha do local.

“Já tinha ido a Morretes, mas não conhecia o restaurante e a área verde da pousada, que gostei muito. Reencontrar colegas de forma segura também foi um motivo a mais para participar”, avalia a aposentada Ana Tizuru Mori. Para ela, a atividade faz bem à saúde e relaxa a mente.

Com percurso de 7 quilômetros, a caminhada serviu para incentivar a quem estava retomando ou reforçando a prática de exercícios. “Esse tipo de evento estimula a participação em outras atividades esportivas e a nos superar. Ainda mais que andamos em grupo, que é mais prazeroso”, comenta o sócia-família Emerson Alves de Lima, que tem feito apenas exercícios de mobilidade em casa e, na edição do dia 20, estava acompanhado da esposa Vanessa, filha Gisele, do genro Murilo Bonato e da amiga, Zenaide Marinho.

Caminhada_Morretespos.21.5.1.jpg

Quem também tinha companhia foi Rosângela Diz, que caminhou ao lado do filho Rafael, de 16 anos. Assim como os demais participantes, eles percorreram trajeto de pista e trilha cercada de verde e trechos de pedras, encerrando com um tour pela pousada, onde puderam avistar cenário com riacho e acesso ao Rio Nhundiaquara. “Temos ficado mais em casa no sábado, então, é importante esse momento junto, apreciando a natureza e almoço ao final”, destaca a empregada da Caixa que atua na Cerep/CT.   

Caminhada_Morretespos.21.4.2.jpg

No almoço, o buffet teve pratos típicos da região litorânea, como barreado, tilápia à milanesa e camarão ao molho de palmito, e outros acompanhamentos e sobremesas deliciosos, que ajudaram a repor as energias e até armazenar para outras atividades. O momento também foi de se reunir com colegas e colocar a conversa em dia.

Comida e companhia boas

Tania Mara Bielen e Soeli de Freitas, da agência Avenida Iraí, de Pinhais, aproveitaram para rever a amiga, Maysa Dindara Amorim, que trabalha na agência de Guaratuba. “Eu e a Maysa começamos a participar das caminhadas em 2018 e, logo em seguida, convidamos a Soeli para ir com a gente. Da APCEF-PR, gosto desde a escolha dos lugares, um diferente do outro, até o acolhimento e a atenção dos recreadores. Tudo é muito prático e organizado, só chegar, embarcar no ônibus e curtir o passeio”, afirma Tania.

Caminhada_Morretespos.21.7.2.jpg

Segundo Maysa, a pousada e as proximidades são belos lugares, com natureza exuberante e ideal para recuperar as forças. Soeli completa que esse momento contribui para aliviar o estresse, depois de uma semana intensa de trabalho, e o contato com os amigos e a família. Ela estava com o filho Lucas, de 14 anos, que definiu a caminhada como uma aventura. “Conheci um lugar bonito, com riacho e rio, algo que não tem na cidade, e novas pessoas”.

No sábado à tarde, a aventura em Morretes continuou com a visita ao centro da cidade, onde os participantes puderam comprar quitutes e objetos artesanais da região. Registro fotográfico de casas e monumentos com arquitetura antiga preservadas foi outra lembrança levada da cidade.

Caminhada_Morretespos.21.9.2.jpg

Quem gostou ou se animou para embarcar nas caminhadas, pode se preparar para as edições de 2022. A equipe de organização, comandada por Izabel Perin, avisa que já busca destinos com trajeto e paisagens surpreendentes.

 

Compartilhe