01/08/19 17:55

No 35º Conecef, diretor da APCEF-PR celebra 35 anos de atuação na Caixa

Conecef_TanakaJair.19.2.jpeg

O Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef) chega a sua 35ª edição, com início nesta quinta-feira (1º de agosto) e encerramento amanhã, em São Paulo (SP). Com o objetivo de intensificar a mobilização em defesa da Caixa 100% Pública e combater a retirada de direitos, o evento reúne 328 delgadas e delegados ativos e aposentados de todo o país, entre eles o diretor Financeiro da APCEF-PR, José Megume Tanaka, que comemora este ano 35 anos de carreira na Caixa.

“Estou tendo o privilégio de participar do 35º Conecef e fazendo 35 anos de trabalho na Caixa. Nos anos 80, os empregados do banco não tinham direito à sindicalização. Então, nesse período as APCEFs e a Fenae é que trabalhavam pela organização do movimento dos empregados da Caixa”, conta Tanaka.

Na Caixa, o diretor ocupou diversas funções, entre elas a de gerente geral das agências Água Verde, Batel, Fórum Trabalhista e Mercês. Atuante no movimento associativo, foi vice-presidente da APCEF-PR e membro do Conselho Deliberativo em várias gestões anteriores. Formado em Ciências Contábeis, é conselheiro Fiscal da Fenae, onde já assumiu a função de diretor Executivo (gestão 2014 a 2017) e suplente do Conselho Superior da Agecef-PR, a qual presidiu e foi diretor Financeiro por dois mandatos.

Debates do Conecef
O slogan desta edição do Conecef é "Todos contra o retrocesso". Os debates têm como eixos a defesa da Caixa e dos bancos públicos; o combate à reestruturação e ao desmonte dos direitos; a defesa do Saúde Caixa, da Funcef e dos aposentados; a contratação de mais empregados; a saúde do trabalhador e condições de trabalho; a luta contra a terceirização, a verticalização e o descomissionamento arbitrário; e a defesa da Previdência Social.

Além dos debates sobre diversos temas, a mesa Defesa dos Bancos Públicos marca a abertura oficial do evento, formada por representantes da Contraf, da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa, da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil, da Fenae, do Sindicato dos Bancários de São Paulo, da Central de Movimentos Populares, da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos e dos deputados federais José Carlos e Erika Kokay.

Na sexta-feira (dia 2), haverá a apresentação das teses e a Plenária Geral que definirá as reivindicações dos empregados da Caixa para a Campanha Unificada de 2019.

Comunicação ampliada
Novidade este ano, um aplicativo pode ser baixado nos celulares de delegados e delegadas, para otimização da circulação dos materiais, das publicações e dos informativos do congresso. Os debates também podem ser acompanhados pelo hotsite do evento.

 

 

Compartilhe