10/03/2022 17:59

No jantar do Dia da Mulher e dos 87 anos da APCEF-PR, mulheres ganham homenagem especial

Abre_mulheresniver.22.jpg

Na noite desta terça-feira (8 de março), o jantar do Dia Internacional da Mulher e do aniversário de 87 anos da APCEF-PR ocorreu em clima de festa e homenagens. Como as datas são comemoradas no mesmo dia, o evento trouxe uma mensagem importante: as mulheres são peças fundamentais nas conquistas em defesa dos empregados da Caixa e do patrimônio da associação, com foco na contribuição à qualidade de vida aos associados.

O evento reuniu cerca de 130 pessoas no restaurante da sede social, com limitação de público e outras medidas sanitárias. Entre os convidados, estavam Valfrido Oliveira, presidente da AEA-PR, Antônio Luiz Fermino, presidente  do Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região, e Paulo Eckardt e sua filha Paula, representantes da Projeção Corretora de Seguros, que é parceira da APCEF-PR há quase 50 anos e gentilmente ofereceu brindes para os sorteios.

IMG_7119.jpg

Embalado por música ao vivo, o jantar teve cardápio especialmente selecionado, com direito a Parabéns, bolo e brinde. Durante a comemoração, um vídeo foi exibido com depoimentos de colaboradoras e associadas, que ressaltaram o que é ser mulher e sua importância. As sócias presentes concorreram ao sorteio de dois conjuntos de semijóias, oferecidos pela Projeção, e ganharam, cada uma, vale drenagem ou revitalização facial, da Top Estética.

A trajetória da APCEF-PR está relacionada, também, ao trabalho desenvolvido pelas mulheres, que contribuem para a luta dos interesses dos associados, como ressalta a diretora de Relações de Trabalho, Silvana Pabis. “A APCEF se assemelha muito a uma mulher: é determinada, acolhedora, faz muitas atividades e tudo isso em prol do benefício da saúde e da qualidade de vida de quem está próximo. Dou parabéns a todas as mulheres da associação e da Caixa”, afirma.

20220308_221441.jpg

Para o presidente da associação, Jesse Krieger, o trabalho das colaboradoras da APCEF-PR são fundamentais para o bom atendimento dos associados e familiares. “Nossa equipe de colaboradores é composta por muitas mulheres, que fazem as coisas acontecerem e lideram a organização das nossas atividadades”, ressalta. Dos 123 funcionários da associação, 75 são do sexo feminino.

Em seu pronunciamento, Krieger também reafirmou os principais compromissos institucionais, entre eles a defesa da Caixa e dos direitos dos seus empregados, da Funcef, do Saúde Caixa, da boa gestão do patrimônio da APCEF-PR e da melhoria da qualidade de vida dos associados.

Ao final do evento, as sócias participantes participaram de foto geral do evento e ganharam uma doce lembrança.

IMG_7151.jpg

Representatividade feminina

Na Caixa, a participação das mulheres também é significativa, mas ainda há espaço a se conquistar. Segundo relatório integrado de 2020 do banco, as mulheres representam 44% do quadro de pessoal ativo do banco, sendo 81% delas com menos de 50 anos de idade.

“Nos últimos 30 anos, houve uma evolução da participação feminina, tanto na Caixa quanto na APCEF-PR, pois hoje temos muitas delas em cargos de gestão. É um espetáculo observar que, na associação, as mulheres estão presentes no Conselho Deliberativo, na Diretoria Executiva, em coordenações e supervisões”, avalia a vice-presidente do Conselho Deliberativo, Nádia Regina de Castro. A conselheira observa ainda que homens que administram o banco e a entidade não mediram esforços para o aumento dessa representatividade feminina.

Trajetória de evolução

Criada em 8 de março de 1935, a APCEF-PR começou sua história em uma sala emprestada pela Caixa, com a função de ajudar os empregados com dificuldades financeiras. A partir dos anos 70, quando o banco passou a investir em sedes associativas, a entidade conseguiu construir a sede social, na gestão de Josino Saboia Neto. Depois, veio a expansão para outras cidades, totalizando hoje 20 sedes e representações regionais por quase todo Paraná.

Para Krieger, esse crescimento só aconteceu por causa da dedicação de gestores e colaboradores que trabalham todos os dias pela associação. “Quando a sede social foi inaugurada, tínhamos poucos empregados da Caixa associados. Desde então, este foi um dos nossos grandes desafios: trazer cada vez mais pessoas para fazerem parte da APCEF-PR”, comenta. Atualmente, o quadro associativo é composto por 16.323 filiados, entre 6.235 titulares e 10.088 dependentes.

Compartilhe