10/10/2023 21:59

Outubro Rosa: associadas recebem espelhos para olharem com mais atenção a sua saúde

OutubroRosa_Marielen.23.2.jpg

O câncer de mama é uma das formas mais comuns de câncer entre as mulheres. Para conscientizar sobre a prevenção à doença, a APCEF-PR está distribuindo desde segunda-feira (dia 9) espelhos às associadas com idade a partir de 18 anos. A entrega da lembrança é um gesto simbólico, que busca incentivar as mulheres a olharem para sua saúde com mais atenção.

Até esta quarta-feira (dia 11), a meta é distribuir 500 espelhos no hall de entrada da sede de Curitiba. A supervisora Sociocultural da associação, Izabel Perin, afirma que o objetivo da iniciativa é ampliar a conscientização sobre a prevenção e detecção precoce do câncer de mama. "A ação da APCEF-PR pretende lembrar às associadas sobre a necessidade do autoexame, tornando essa prática um hábito. Quando a doença é diagnosticada no início, há uma taxa de cura de até 95%", afirma.

O câncer de mama pode ser identificado em estágios iniciais e frequentemente apresenta alguns sinais e sintomas específicos. O mais comum deles é a presença de nódulos ou caroços. Esse sintoma está presente em cerca de 90% dos casos em que o câncer é identificado pela própria mulher.

Com a palavra, as associadas!

Juliana Balin, de 46 anos, voluntária no Hospital Erasto Gaertner, avaliou a entrega do brinde da associação como necessária, principalmente por seu incentivo ao autoexame. "Já tive casos de câncer de mama na família que foram descobertos graças ao toque. Eu mesma descobri um nódulo há uns três anos, que era benigno, mas foi necessário retirar. Vale a pena as mulheres tomarem esse cuidado e realizarem o autoexame, que acho mais importante do que a mamografia, pois muitas vezes não mostra o problema", justifica.

OutubroRosa_Juliana.23.2.jpg

Para Patrícia Pinheiro, de 42 anos, a iniciativa da APCEF-PR sensibiliza para a conscientização sobre a necessidade de as mulheres realizarem exames frequentemente. "Há pessoas que não sabem nem como realizar o autoexame. Esse espelho é para elas se olharem e entenderem a importância da prevenção da doença", compartilha.

OutubroRosa_Patricia.23.2.jpg

Marielen Oliveira (foto de abertura), de 39 anos, que trabalha no PAB Tribunal de Justiça de Curitiba da Caixa, também considera a campanha muito bem-vinda, principalmente por conta da correria do dia a dia, que muitas vezes não permite que as mulheres tenham a atenção devida com a própria saúde.

"Graças a Deus nunca tive nenhum caso de câncer de mama na família e nem pessoas próximas, mas acredito que a prevenção é fundamental, especialmente porque vivemos em uma época em que está tudo muito corrido, com responsabilidade de trabalho, casa, filhos e acabamos deixando tudo para depois. O cuidado com nossa saúde pode fazer uma diferença muito grande no futuro de uma família", enfatiza Marielen.

No espelho distribuído pela APCEF-PR constam orientações de como fazer o autoexame, passo a passo, e incentivo para prevenção.

Compartilhe