08/07/2020 19:24

Saiba como fazer o teste da covid-19 pelo Saúde Caixa

Testecovid_SaudeCaixa.20.2.jpeg

No momento em que o Brasil registra cerca de 1,67 milhão de casos de contaminação pelo coronavírus, o alerta é para o reforço no combate à doença. Em caso de sintomas, como tosse, febre, coriza, dor de garganta e dificuldade para respirar, o melhor remédio é consultar um médico, mesmo que por teleatendimento, e, dependendo a avaliação, fazer o teste da covid-19.

O Saúde Caixa oferece o exame (RT-PCR) com duas formas de reembolso: integral e livre escolha. O primeiro pode ser feito nos locais onde não houver rede credenciada. Quem optar pelo de livre escolha terá o direito de ir a um local não credenciado, considerando teto para devolução de R$ 160,00.

Os usuários do plano também podem realizar o exame via rede credenciada. Para consultar os locais habilitados, é preciso acessar o site www.centralsaudecaixa.com.br/coranavirus. No Paraná, há 15 hospitais e laboratórios credenciados até o momento, localizados em Campo Mourão, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Ibaiti, Jacarezinho, Maringá e Ponta Grossa.

Com o teste, empregados da Caixa da ativa e aposentados integrantes do plano podem verificar, de forma acessível, se estão contaminados e como proceder. Antes, no entanto, é preciso se consultar com um médico. O próprio plano oferece serviço de teleconsulta, sem precisar sair de casa.

Para diagnóstico positivo
Segundo o Ministério da Saúde, caso o diagnóstico para covid-19 seja positivo, entre as recomendações, estão isolamento domiciliar; uso de máscara o tempo todo; depois da utilização do banheiro, lavagem das mãos com água e sabão e limpeza de vaso e demais superfícies com álcool ou água sanitária; separação de toalhas de banho, talheres e copos; manutenção de janela aberta e higienização frequente de maçanetas com álcool gel.

O prazo de isolamento indicado é de 14 dias. Saiba detalhes pelo link https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca.

Como obter o reembolso
No Saúde Caixa, o reembolso poderá ser solicitado nos casos de indicação médica, de acordo com as diretrizes da ANS e do Ministério da Saúde, apresentando pedido do profissional com descrição dos sintomas ou pedido médico junto com relatório e nota fiscal.

Mais informações pelo site da Central do plano, no menu da covid-19 ou pelo telefone 0800.095.6094.

Quem não tiver o Saúde Caixa, pode consultar outros planos para fazer o teste, pois a ANS determinou que todas operadoras disponibilizem o exame e o tratamento para a doença. Caso não se tenha plano, a recomendação é procurar uma unidade de saúde na cidade onde mora e estão recebendo pessoas com sintomas suspeitos.

Em Curitiba, a prefeitura criou dois telefones para indicar essas unidades e esclarecer dúvidas sobre o coronavírus. Então, antes de sair, é importante ligar para (41) 3350-9000 (atende das 8h às 23h) ou whatsapp (41) 99876-2903. A Secretaria de Saúde estadual também disponibilizou uma ouvidoria-geral, pelos contatos: 0800 644 4414 e whatsApp nos números (41) 3330-4414 ou (41) 99117-3500.
 

 

 

Compartilhe