19/09/2025 12:35

Com regras e muito carinho, a APCEF-PR permitirá a presença de pets na sede social

Entradapet_APCEF.25.3.1.jpg

Depois de muitos pedidos, a APCEF-PR receberá cachorros e gatos de estimação na sede de Curitiba. A iniciativa, que terá início no dia 1º de outubro, segue a proposta de Pet friendly, termo que descreve locais com estrutura para atender pets. O projeto funcionará de forma experimental por 90 dias, com regras claras para a boa convivência entre os associados e os bichinhos.

A decisão da diretoria da APCEF-PR em autorizar a entrada de pets segue uma realidade mundial, na qual o Brasil ocupa a terceira colocação entre os países com maior população desses bichos. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), estima-se que haja em torno de 150 a 160 milhões de pets no país –, dos quais cerca de 60 milhões são cães, líderes de preferência, seguidos de aves, gatos e peixes.

O presidente da APCEF-PR, Jesse Krieger, destaca que, ao liberar a entrada de pets, a associação pode se tornar uma das pioneiras em adotar essa posição entre os clubes de Curitiba. “Vários locais, como grandes shoppings da capital, já autorizam o ingresso de animais de estimação. Observei que a presença deles não causa qualquer desconforto no ambiente”, reforça o dirigente.

Segundo Krieger, o sucesso do projeto depende principalmente da adesão às regras. "É fundamental que os tutores associados tenham a consciência de cumprir as normas estabelecidas, o que determinará a continuidade do projeto. Também é uma oportunidade para colegas que têm animais e ainda não são filiados de fazer parte do quadro associativo e de frequentar a sede”.

Primeiro passo: cadastramento

A ação inicial rumo ao acesso de pets na associação é o cadastramento de dados dos tutores e de seu companheiro peludo, que inicia nesta sexta-feira (19 de setembro). Ficha de identificação do dono, foto do animal, carteira de vacinação e comprovação de vermifugação/antiparasitórios fazem parte da documentação necessária. O preenchimento de formulário, que inclui espaços para envio de arquivos, pode ser feito de forma on-line (Acesse Aqui).

Para fazer o cadastro, os tutores precisam saber que o regulamento permite a entrada de gatos e cachorros de pequenos e médio porte, com até 60 centímetros ou 25 quilos. A exceção são os da raça Golden, São Bernardo, Labrador e os que atuam como guias. Cães de guarda ou de caça, entre eles Rottweiler, Pitbull, Doberman, estão proibidos de entrar na sede. Dessa lista de impedimento de acesso, também fazem parte aves, peixes e outros pets.

Condições de acesso e suporte

Com o cadastramento, os donos de bichinhos podem trazê-los à sede social todos os dias da semana, exceto aos sábados e nos dias de evento da associação. Eles podem circular com seus companheiros por boa parte da área verde e passar apenas pelo hall de entrada. No entanto, é proibida a presença dos animais em lugares como restaurante, lanchonete, churrasqueiras fechadas, ginásios de esportes, quadras, piscina, academia, parquinho, espaço kids, Spaço da Mulher, sanitários e outros locais fechados.

Cuidados com os bichinhos e ações de higiene foram levados à sério na decisão de recebê-los. Nos locais pet friendely, a APCEF-PR oferecerá bebedouros com água potável, lixeira e sacos coletores para resíduos, facilitando para o tutor a hidratação e o recolhimento de dejetos de seu animal –, que é uma medida obrigatória. Em caso de urina, a equipe de limpeza deve ser acionada.

Outro ponto importante para a boa convivência entre associados e pets é a segurança. Segundo o regulamento de ingresso de pets, todos os cães e gatos devem estar com coleira ou guia curta ou, ainda, em bolsa de transporte adequada – no caso dos felinos as caixas podem ser uma boa opção. Também não devem estar soltos, desacompanhados ou presos a móveis.

Caso o tutor associado descumpra as regras da APCEF-PR, pode ser penalizado. Suspensão de acesso do pet, ressarcimento de danos e eventual abertura de PAD (Procedimento Administrativo Disciplinar) estão entre as sanções. Conscientes de seu papel, os donos de cães e gatos devem aproveitar a oportunidade de passear pela associação, ao lado de seu companheiro.

Confira o regulamento completo de acesso de pets na associação (Clique Aqui).

Compartilhe