Conheça os representantes do Paraná em Artes Visuais do Talentos Fenae/Apcef
Mais dois sócios artistas da APCEF-PR estão classificados para a etapa nacional do Talentos Fenae/Apcef, que acontecerá em 4 de dezembro. Dessa vez, os representantes são da categoria de Artes Visuais – Thomas Quege, de 10 anos, é o vencedor da etapa estadual em Desenho Infantil e Nelson Bonfim do Prado, da modalidade Desenho e Pintura.
O resultado foi divulgado em uma live, transmitida neste sábado (dia 25) no Youtube da Fenae. O evento, comandado pela atriz Maria Paula, exibiu os nomes dos vencedores estaduais dessa categoria, provenientes de associações da Caixa de várias partes do país. Acesse e confira (Desenho Infantil e Desenho/Pintura)
Thomas Quege, que foi campeão nacional em Desenho Infantil no ano de 2017, viverá novamente a emoção de representar o Paraná, com sua obra “Ressonância”. “Acho muito legal expor o trabalho no Talentos Fenae/Apcef para saber a opinião e a aceitação das outras pessoas em relação ao objetivo e acabamento do desenho”, comenta o sócio mirim.
Como um autorretrato, o trabalho de Thomas mostra não apenas sua aparência externa, mas também o que se passa “por dentro do cérebro”, como os raios de uma bicicleta desenhados no olho direito e teclas de piano no cabelo. Na opinião da mãe do jovem artista, Juliana Vanessa Maiczak Quege, o concurso é um incentivo para o filho buscar qualidade na forma de se expressar e ter interesse pela história da arte e da arte do cotidiano, influenciando inclusive a consciência artística dos amigos.
Conceitual também é a obra “Coração Aberto”, de Nelson Bonfim do Prado, paranaense vencedor da modalidade Desenho/Pintura. O sócio aposentado conta que a inspiração para seu desenho foi o questionamento da vida, do amor e das emoções. “Busquei fazer a simbologia poética de um coração aventureiro, aberto às emoções do mundo. Também inclui estrofe da ópera Carmina Burana, em latim, para falar das nuances da sorte”.
Artista plástico de nascimento, como se define, o associado cursou a Escola de Música e Belas Artes do Paraná e trabalhou 26 anos na Caixa, dos quais os dez últimos na Caixa Cultural. Atualmente, é retratista, produz obras de acrílica em tela e aguarda o retorno das atividades como ator. Em sua terceira participação no Talentos, Nelson diz que é uma honra ser o representante da associação e sente-se prestigiado como artista.
As próximas lives do concurso serão de Literatura (Contos/Crônicas e Poesia) e Música (Composição e Interpretação), nos dias 2 e 16 de outubro, respectivamente. Acompanhe pelo youtube da Fenae. Se quiser conferir as obras dos paranaenses, acesse www.talentos.fenae.org.br.
Confira os primeiros colocados do Paraná em Artes visuais:
Desenho e Pintura
1º lugar - Nelson Bonfim do Prado – Coração aberto
2º lugar - Olivier Antonio Shiavon – Dente de leão
3º lugar – Vera Lúcia Variani Casagrande – Era do gelo
Desenho infantil
1º lugar – Thomas Quege – Juliana Vanessa Maiczak Quege - Ressonância
2º lugar – Arthur Santos Camilo - Roni Paulo Camilo – Julialisa
3º lugar – Laura Souza do Prado – Joel Fernando do Prado – O sol das montanhas
Prêmio revelação
Gerson Dal Omo – Samuel Grafite