De caminhada a almoço, Encontro dos Aposentados celebra a vitalidade
Alegria e disposição marcaram o Encontro dos Aposentados da Caixa, realizado na sede de Curitiba da APCEF-PR. A programação, promovida em parceria com a AEA-PR, reuniu colegas na última quarta-feira (30 de abril), em um dia de caminhada com ar puro, de muita diversão e comida de primeira.
O presidente da APCEF-PR, Jesse Krieger, destacou a importância da convivência entre os associados e o bom relacionamento das duas entidades. “Ambas as associações têm o objetivo de representar e defender os interesses da categoria. Mas o sucesso das duas gestões se deve à participação ativa dos seus associados e, nesse encontro, queremos celebrar a confraternização”.
A presença dos aposentados também foi valorizada pelo vice-presidente da AEA-PR, Mário Schwartz, que enalteceu as instalações da sede social. “Se não fosse a participação de vocês, o evento não estaria tão bonito. A APCEF é minha segunda casa e venho aqui para jogar tênis, usar a sauna ou jantar”. O vice-presidente ainda repassou recados da AEA, entre eles reformas do 5º andar da sede dos aposentados, treinos do coral e dos Jogos da Fenacef.
Clima de festa e memórias
A caminhada, realizada em meio à área verde, abriu a programação. Eunice Ribeiro estava entre os participantes e, também, iniciou a comemoração de seus 73 anos, completados no dia 28 de abril. “Vim comemorar meu aniversário com as amigas, em um evento maravilhoso, com tudo que tenho direito. Trabalhamos muito e, agora, precisamos viver esses momentos ao máximo. Faz bem à saúde e à qualidade de vida”, observou a aposentada. Enquanto caminhava pela sede, Eunice contou que, há 50 anos é associada da APCEF-PR, onde “criou” seus filhos e acumulou histórias.
Toda festa que se preze, precisa de boa música e de dança. No Encontro dos Aposentados, a animação contagiou não só Eunice e suas amigas, mas todos aqueles que participaram do aulão ministrado pelo professor Clézio Dias. O ginásio 1 se transformou em uma grande pista, com passinhos anos 80 e ritmos de valsa e gauchesco, juntando dois a dois.
Na hora do almoço, abraços apertados, conversas adiadas e sorrisos largos foram colocados em dia. O cardápio caprichado, com camarão na moranga, estrogonofe de mignon, rondelli ao molho quatro queijos, entre os pratos, preparado pelo pessoal do restaurante, aguçou o apetite dos colegas da Caixa.
Durante a refeição, três amigas, na faixa etária dos 80 e 90 anos, mostraram como esses momentos ajudam na longevidade. “Em eventos como este, o que mais gosto é encontrar os amigos. É uma delícia esse momento”, observou Eugenia Bruns, octagenária e a mais nova do trio. Ao seu lado, Niete Andrade, de 92 anos, comenta que as duas vieram do BNH (Banco Nacional de Habitação), que foi incorporado à Caixa, e guarda na memória as comemorações na APCEF-PR, entre elas a dos seus 80 anos. Maria Jandira Chagas, a Janda, de 91 anos, contou a história da vinda de Manaus a Curitiba, onde seu marido enfrentou dificuldades de saúde, observou que fez boas amizades na cidade e esses eventos só reforçam esses laços.
A diversão continuou com diversas rodadas de bingo e entrega de brindes, encerrando o dia com café da tarde entre colegas.