Conheça os vencedores da APCEF-PR na etapa estadual do Talentos Fenae
Associados soltaram a voz, acordes e emocionaram o público na seletiva estadual de Música do Talentos Fenae/Apcef, realizada no sábado (dia 30), na sede da APCEF-PR. As apresentações revelaram o dom artístico dos participantes e definiram os vencedores em interpretação e composição. A noite também foi de premiação das outras modalidades do concurso. O campeão de cada uma delas ganhou o passaporte para representar a entidade na etapa nacional, que acontecerá em Foz do Iguaçu (PR), de 9 a 12 de abril.
O presidente da APCEF-PR, Jesse Krieger, destacou a importância do Paraná no cenário cultural brasileiro e os investimentos realizados pela Fenae na área artística. “Nosso estado é o local onde os artistas se apresentam e consideram a reação do público, especialmente o curitibano, como referência de sucesso, para levar seu trabalho aos demais estados. É importante valorizarmos o apoio da Fenae à cultura e a nossos talentos. Na edição anterior do evento, tivemos diversas conquistas e, agora, estamos retomando esse projeto, com a Diretoria Sociocultural, sua equipe e apoio da diretoria. Cada modalidade tem seu finalista, mas todos são vencedores por participar”, observou Krieger.
O vice-presidente da associação e diretor da Região Sul da Fenae, José Tanaka, fez questão de ressaltar a dimensão do evento para os empregados da Caixa. “O Talentos é um movimento muito grande na área cultural. Até o final do ano, realizaremos a etapa estadual em todo o Brasil. Já temos grande participação dos colegas da Caixa, mas queremos ampliar essa adesão. Esperamos os ganhadores na etapa nacional, em Foz”, contou Tanaka, dizendo que trouxe um abraço do presidente da Federação, Sergio Takemoto.
Para a diretora Sociocultural e de Lazer, Fernanda Fracaroli Garcia Barrozo, com o concurso, a Fenae e as APCEFs estão fomentando a cultura e a arte, na descoberta de novos talentos. “Parabenizamos a todos os colegas que participaram do evento, pela dedicação, e mostraram para nós os artistas que existem nas agências e nas associações. Eles realizaram apresentações belíssimas e a votação para o primeiro lugar foi acirrada”, avaliou.
Com a palavra, os vencedores
Na modalidade composição, Julio Cezar Florencio dos Reis, ao lado do co-autor Ednilson Estevam da Silva, levou o troféu, com a letra reflexiva e bem-humorada de “Cachorro Velho”. “A música trata a forma de como as pessoas estão envelhecendo, entre elas eu mesmo e quem está ao redor. O etarismo na sociedade possivelmente tenha sido minha inspiração”. Segundo Julio, a parceria com Ednilson é uma grande brincadeira entre amigos que deu certo, já que conversavam sobre fazer música juntos há vários anos, venceram o concurso em 2022 e agora novamente.
Para Ednilson, a conquista significa uma combinação de alegria e superação de desafio, por ter tocado com os filhos e feito a melodia em ritmo de blues. “Pesquisei muito o blues, pois ele tem uma estrutura com compasso e tons bem definidos. O Julio foi muito feliz em escrever a letra da música e, considerando as dificuldades que enfrentei nos últimos tempos, fazer parte da produção foi um momento de vitória”.
Na opinião do estreante, Lucas Fernando Lopes, que compôs “Ainda me ama” e ficou em segundo lugar, o Talentos serviu para conhecer essa grande vitrine de trabalhos do pessoal da Caixa. “Cada apresentação e obra tem sua particularidade e seu valor. Dessa forma, o evento é positivo, quando traz uma integração entre os empregados, o que, na minha opinião, pode crescer ainda mais”.
Os intérpretes da noite foram a banda, formada por Vilmar José Smidarle, Samuel Santos, Daniel Solda e Josué Barbosa da Silva Júnior, que vibraram muito com o primeiro lugar, tocando a emocionante canção “Assim os dias passarão”. “O troféu é resultado de um trabalho de equipe. O colega de Maringá (Josué) ensaiou em sua cidade com o violino e nós ensaiamos aqui (em Curitiba). Só conseguimos ensaiar todos no dia da apresentação, mas essa dedicação de cada um fez a diferença”, avaliou Samuel, que trabalha na Caixa, assim como Daniel e Josué, além de Vilmar, já aposentado.
A letra de Almir Sater também contribuiu para a vitória, segundo os músicos. “Escolhemos essa música, pois fala de o tempo ser implacável. Ou seja, o tempo passa rápido e damos continuidade à vida por meio das gerações”, pontuou Vilmar Smidarle, que, em conjunto com os colegas, levou ainda o terceiro lugar, interpretando “Sinônimos”.
Os músicos foram avaliados por um júri com profissionais especializados. Após a divulgação do resultado, os primeiros colocados nas modalidades foto, filme, poesia, contos/crônica, desenho infantil e pintura receberam premiação.
Confira os vencedores da etapa estadual do Paraná:
Categoria Fotos
1º lugar
Obra: Gralha-de-crista-negra
Autor: Robson Ferreira de Souza
2º lugar
Obra: Espelho D'água Natural
Autora: Silvana da Luz Pabis
3º lugar
Obra: Condor
Autora: Miriam Saad
Categoria Filme
1º lugar
Obra: Clip da música Mundo só Nosso
Autor: Márcio Aroldo Liparotti Deflon
2º lugar
Obra: Voo dos Flamingos
Autor: Silvana da Luz Pabis
3º lugar
Obra: Itaipu
Autora: Mariza do Rocio Batista Lopes
Categoria Desenho e Pintura
1º lugar
Obra: Rosas
Autor: Maria Christina de Moraes Reverendo Vida
2º lugar
Obra: Barigui
Autor: Nelson Bonfim do Prado
3º lugar
Obra: Não é só uma árvore
Autora: Miriam Saad
Categoria Desenho Infantil
1º lugar
Obra: Qualquer criança brinca
Autor: Giani Moreira da Silva (dependente de Eliseu Moreira da Silva)
2º lugar
Obra: Leão
Autor: Nicolas Quege (dependente de Juliana Vanessa Maiczak Quege)
3º lugar
Obra: Caatinga
Autor: Felipe Lima (dependente de Marcio Ferreira de Lima)
Categoria Contos e Crônicas
1º lugar
Obra: Ancestrais
Autora: Irene Pinto de Carvalho
2º lugar
Obra: Escolhendo Maracujás
Autor: Robson Ferreira de Souza
3º lugar
Obra: Crônica para mulheres de 59 anos (e para quem convive com elas).
Autor: Lilian Deise de Andrade Guinski
Categoria Poesia
1º lugar
Obra: Velhice (um descarte)
Autor: Raimundo Garrido Arrabal
2º lugar
Obra: Os dias vão passando
Autor: Robson Ferreira de Souza
3º lugar
Obra: A Folha
Autora: Gina Pacheco Francisco
Categoria Composição
1º lugar
Obra: Cachorro velho
Compositor: Julio Cesar Florencio dos Reis
Co-autor e intérprete: Ednilson Estevam da Silva
2º lugar
Obra: Ainda me ama
Compositor: Lucas Fernando Lopes
Categoria Interpretação
1º lugar
Obra: Assim os dias passarão
Intérpretes: Vilmar José Smidarle, Samuel Santos, Daniel Solda, Josué Barbosa da Silva Júnior.
2º lugar
Obra: Sinônimos
Intérpretes: Márcio Aroldo Liparotti Deflon
3º lugar
Obra: Sinônimos
Intérpretes: Vilmar José Smidarle, Samuel Santos, Daniel Solda, Josué Barbosa da Silva Júnior.
Confira o álbum de fotos da etapa estadual do Talentos (Acesse Aqui)