Ensaio e recital demonstram o talento dos alunos de violão
O poder da música envolveu a APCEF-PR em dezembro, com dois momentos especiais. No último dia 14, alunos da entidade que tocam violão participaram de um ensaio geral do recital da Academia de Música e Educação (AME), na sede social, onde demonstraram seu talento. Neste domingo (21), alguns deles se apresentaram no recital em parceria com a AME, realizado no Teatro Espaço Torres, vivenciando como é tocar no palco com outros músicos diante do público.
No ensaio geral, os alunos da APCEF-PR puderam antecipar um pouco do que viria ser o recital, fazendo acordes que encantaram os pais e demais familiares. Quando chegou o grande dia do evento, chamado de Transformar, a parceria com aprendizes da AME demonstrou ser inspiradora para quem seguir o caminho das artes. O recital foi dividido em três momentos, que incluíram apresentações de Órgão eletrônico e Piano, Bandas e Música de Câmera.
Para a fundadora da AME, Silvandra Rodrigues, o público viu nos dois eventos uma verdadeira demonstração do poder transformador da música. “Apresentações como o recital são muito importantes, pois são resultado de um trabalho de meses, em que os alunos tiveram muita dedicação. Foi um dia, portanto, de celebrar conquistas não apenas artísticas, mas da história de cada um, dos processos e vidas impactadas”, afirma Silvandra, destacando que, em 2025, a Academia de Música completou cinco anos.
Talentos que dão orgulho
A APCEF-PR foi representada no bloco Bandas, com as apresentações de Last Kiss, Asa Branca e Menino da Porteira, acompanhado de músicos da Academia. Um dos alunos que se apresentou foi Júlio Schultz, de 13 anos. O associado mirim revela que se interessou pelo violão graças a uma influência familiar e que, a partir disso, já sonha com voos mais altos na música.

“Meu pai era guitarrista de banda e eu achava isso muito bom, foi algo que eu aprendi. No começo, era bem mais difícil, mas hoje é bem divertido ver outras pessoas se apresentando junto comigo. Já pensei em seguir carreira na música, é algo que eu gostaria de tentar”, ressalta o menino.
Para os pais, os associados Patrícia e Paulo Schultz, o orgulho do filho é evidente em especial por poder acompanhar de perto o crescimento que ele teve com o violão. Os associados foram só sorrisos durante o recital. “Estamos muito orgulhosos do Júlio, é incrível a evolução que ele teve, ainda mais por ter essa herança minha. Gosto de tocar violão também. Preferimos mais rock, mas achamos interessante trazer algo mais raiz, de MPB”, aponta Paulo.
Confira fotos do ensaio geral realizado na APCEF (Acesse Aqui)

