22/10/2018 16:54

De pedaladas à festividade, domingo foi de pura diversão para as crianças

undefined

Na manhã deste domingo (dia 21), o cenário do Parque Náutico do Iguaçu ganhou movimento com o passeio ciclístico da APCEF-PR. Acompanhados dos pais, sócios mirins pedalaram no parque e iniciaram a programação em comemoração ao Dia das Crianças, que seguiu com o sorteio de brindes e a Festa do Saci na sede social. No Seja Chef por um dia, a atração foram pratos da culinária europeia, sendo o principal o francês, Boeuf Borguignon, preparados pelo Chef Vinicius Thomaz e equipe.

Raj Fávero, de 3 anos, foi o “ciclista” mais jovem do grupo, que teve o registro recorde de 66 sócios e convidados. Há dois anos, ele participou do passeio na cadeirinha instalada na bicicleta de sua mãe Rejane e, agora, completou uma volta dirigindo a sua. “Ele aprendeu a andar há um mês e pegou gosto pela bike”, comentou Rejane, que pedalou também na companhia do marido Joacir e a filha Amanda, de 10 anos.

Raj_passeiociclistico.18.jpg 

Outra família que esteve no evento foi os Alencar. Pela primeira vez, o casal Charles e Sandra andou de bicicleta com os filhos, Gustavo, 11 anos, Guilherme, de 7, e Giovana, de 4 anos. “É um incentivo para fazermos mais atividades assim juntos”, avaliou Sandra. O professor da escolinha de futsal, Vinicius Gobbo Lopes, também levou sua esposa e filhos pequenos para o passeio.

Familias_passeiociclitico_site.jpg

Após as pedaladas, todos participantes fizeram parte do sorteio de brindes na sede social. Os contemplados receberam seu prêmio na hora, entre patins, patinete, skate e bicicletas.

Seja Chef por um dia e Talentos
Há oito anos, Vinicius Thomaz trocou a área de TI pela cozinha e não parou mais. Fez curso de Chef no Centro Europeu, onde virou professor. No Seja Chef por um dia, ele e seus alunos prepararam pratos da culinária francesa e italiana. O destaque foi o Boeuf Borguignon, um picadinho de carne bovina com vinho e condimentos, típico da região da Borgonha.

“Essa carne é rica em sabor. Fica marinando 24 horas no vinho, enquanto o molho leva 30 horas de cozimento”, contou Vinicius. Segundo ele, não há certo ou errado na gastronomia, mas entender como funciona a questão do sabor. A Boeuf foi servido acompanhado de tagliatelle com sálvia, saladas, purê provençal e sobremesa de panacota com calda de frutas vermelhas.

ChefVinicius3_equipe.18.jpg

Antes de servir os pratos, os três primeiros classificados na etapa estadual do Talentos Fenae/Apcef foram chamados para receber troféu e certificado. Mariza do Rocio Batista Lopes e Lilian Deise de Andrade Guinski foram vencedoras nas modalidades foto e poesia, respectivamente, além de terceiras colocadas em vídeo e contos.

“Escrevi a poesia (Vovó esqueceu meu nome) inspirada na relação do meu filho com a vó. Com o tempo, a memória da minha mãe, que tem 88 anos, começou a falhar. Então, ela chama o neto de número 1. É uma história do coração”, comentou Lilian, que escreve livros infantis.

Clique aqui e vote nos artistas paranaenses que disputam a etapa nacional

Festa do Saci e várias atrações
Na Festa do Saci, o que não faltou foi diversão. As crianças puderam se esbaldar com os brinquedos infláveis, jogos gigantes, piscina de bolinha, cama elástica, desenho, pintura de rosto e muita mais. Tudo sob o olhar ou a parceria dos pais.

O casal Graciele Fajardo e Diogo da Silva, das agências da Caixa, Barão do Cerro Azul e UFPR, trouxeram as filhas gêmeas, Estela e Letícia, de 5 anos, para participar. “Elas extravasaram nos brinquedos infláveis e na pintura. Aqui pudemos deixá-las livres e, também, encontramos colegas com os filhos”, comentou Graciele.

Familia_daSilva.jpg

No Clube da Criança, a equipe do Ensina Mais Turma da Mônica exibiu vídeo educativo para que os jovens cidadãos tivessem base para desenhar e participar do concurso cultural “O futuro está em nossas mãos”. No hall de entrada, a ONG Moradia e Cidadania Paraná expôs produtos, como bonecas de pano, que serão destinadas a crianças carentes no Natal. Durante a programação, foi demonstrado como confeccionar o modelo de uma delas.

EnsinaMais.jpg

O grupo Tribus também agitou a garotada com apresentação de capoeira. Integrantes ensinaram movimentos e como entrar na ginga. “Nosso trabalho com as crianças é lúdico e o foco, a psicomotricidade. Mais que esporte e luta, a capoeira pode auxiliar na educação”, explicou o professor da Tribus, Marcel Stocco.

Capoeira2_site.jpg

Para repor as energias, os sócios mirins tiveram a oportunidade de se lambuzar com algodão doce, pipoca e sorvete.

Confira o álbum completo de fotos

 

Compartilhe